menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
SONORA BRASIL


Publicado em: 14/08/2018 - 17:08:18
Fonte: Ana Paula Barbosa Gonzaga


    O Circuito Nacional Sesc de Formação de Ouvintes Musicais, com o tema “Bandas de música: formações e repertórios”, traz à Bahia, na 2ª etapa 2018, a Manauense (AM) - Grupo formado por músicos da cidade de Manaus. A sonoridade do grupo e o repertório fazem referência aos antigos ranchos carnavalescos que precederam os blocos de Carnaval e as Escolas de Samba no Carnaval carioca, dos quais Ameno Resedá é o mais lembrado hoje.
    SONORA BRASIL: O Sesc investe há 20 anos em programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
    Em 2018, o projeto apresenta o tema ‘Bandas de música: formações e repertórios e traça um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas por todo o Brasil, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara.  São identificadas como parte da história de uma infinidade de cidades brasileiras, ocupando lugar de destaque na memória das pessoas. Têm origem no meio militar, de onde assimilaram características marcantes como o uso de uniforme, o repertório de marchas e a instrumentação, e são responsáveis pela criação de um gênero musical tipicamente brasileiro: o dobrado. Mesmo tendo esta força como expressão cultural, com o passar do tempo a necessidade de adequação de repertórios ao gosto popular e às possibilidades técnicas e interesses dos seus integrantes, fez com que repertórios tradicionais, compostos para formações originais, fossem desaparecendo, dando l    ugar aos arranjos de clássicos da música popular, de temas de filmes de cinema e de outras vertentes popularizadas nos meios de comunicação. O Sonora Brasil completou duas décadas de circulação pelo país, e já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores.

    SERVIÇO:
    2ª ETAPA SONORA BRASIL – BANDAS DE MÚSICA: FORMAÇÕES E REPERTÓRIOS | BANDA MANAUENSE (AM)
    Data: 18 de agosto
    Horário: 15h
    Entrada Franca
    Local: Sesc - Tomba (Rua Guaratatuba, 345 – Tomba)




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br