menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
MUSEU CASA DO SERTÃO DA UEFS REALIZA MOSTRA COM MANUSCRITOS FEMININOS


Publicado em: 19/03/2018 - 10:03:27
Fonte: Museu Casa do Sertão


    No dia 19 de março será aberta ao público a exposição “A escrita feminina em cadernos goiabada” composta por manuscritos apresentados em conjuntos de folhas pautadas em formato de brochuras ou espirais, escritos por mulheres. Os “cadernos goiabada”, denominação da escritora Lígia Fagundes Telles, é uma referência ao hábito (ainda hoje praticado) de mulheres em colecionar receitas. Os exemplares que integram a mostra tem origem sertaneja, oriundos dos municípios de Tanquinho, Riachão do Jacuípe e Serrinha, escritos entre os anos 20 aos 50 do século XX.
    Dos dezesseis exemplares, apenas um pertence ao acervo da Biblioteca Setorial Monsenhor Galvão - BSMG, os demais são oriundos de acervos privados, denotando a especialidade deste tipo de documento. A historiadora do Museu Casa do Sertão, Cristiana Oliveira, responsável pela mostra, acrescenta que esses manuscritos fazem parte da “literatura pessoal feminina”, espécie de registro particular voltado para si, sendo possível flagrar, nesses documentos,fragmentos do cotidiano, focalizando a atenção para as relações de gênero, escrita e leitura femininas. Destaca, também, o ineditismo dos documentos apresentados na exposição, por se tratar de uma fonte manuscrita pouco conhecida do grande público.
    Os exemplares que integram a mostra foram classificados como álbuns (registros de confidências, notas de cartas e músicas, além de miscelâneas) muito comuns no processo de organização da escrita feminina, com extenso conteúdo literário e registros do dia a dia dessas mulheres. O outro grupo que compõe a exposição são os cadernos de receitas e orações, vinculados às atividades associadas à vida feminina, estabelecidas como normas do papel social da mulher na condução da economia doméstica, bem como do exercício de piedade, voltados para as orações diárias e manifestações da religiosidade.
    Os cadernos em exposição formam os acervos privados de Luiz Cleber Moraes Freire, com doze exemplares e Nilzete Barbosa de Oliveira, com três, e um, do acervo público, já citado. A exposição fica em cartaz até o dia 14 de dezembro, na Sala do Couro Eurico Alves Boaventura, no Museu Casa do Sertão da UEFS.

    Serviço:
    Local: Museu Casa do Sertão – UEFS
    Contato: 75.3161.8750 /
    Av. Transnordestina, s/n - Novo Horizonte, Feira de Santana - BA, 44036-900
    E-mail: museucasadosertao@uefs.br
    Atendimento:
    Segunda-feira: das 14:00 as 17:30 h.
    Terça-feira a sexta-feira: 8:00 as 11:30 e das 14:00 as 17:30 h.




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br