menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
PESQUISADORES DA UEFS SE DESTACAM EM DESAFIO INTERNACIONAL DE MINERAÇÃO DE DADOS MULTIMÍDIA


Publicado em: 15/12/2017 - 15:12:35
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs


    Desenvolvido pelos professores Rodrigo Tripodi Calumby e Fabiana Cristina Bertoni, ambos do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (DEXA/Uefs), como parte do projeto Fusão de Dados e Aprendizado de Máquina para Recuperação da Informação que visa o desenvolvimento de soluções de machine learning para aperfeiçoamento de sistemas de busca de informações, o trabalho baseou-se em resultados de pesquisas realizadas pelos alunos Felipe Souza Cordeiro (bolsista de iniciação científica FAPESB) e Iago Breno Alves do Carmo Araujo (Trabalho de Conclusão de Curso), ambos do curso de Engenharia de Computação da Uefs.
    Durante o MediaEval Workshop de 2017, realizado entre 13 e 15 de setembro na Trinity College Dublin (Irlanda), em parceria com pesquisadores da Universidade de Campinas (UNICAMP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi formada a força tarefa MultiBrazil, que atuou em desafios relacionados à busca e diversificação de imagens em redes sociais e à análise de imagens obtidas de satélites e de redes sociais para respostas a emergências e coordenação de esforços de busca, por exemplo em casos de incêndios ou inundações. Nestas duas tarefas, o desafio contou com a participação de 17 equipes de diversas partes do mundo.
    As soluções computacionais desenvolvidas pela equipe MultiBrazil baseadas em deep learning, sistemas evolutivos e adaptabilidade alcançaram excelentes resultados nas diferentes subcategorias dos desafios, incluindo primeiros e segundos lugares em algumas delas, tendo recebido também menção honrosa pelo aspecto inovador das soluções apresentadas.
    O MediaEval é uma iniciativa internacional dedicada à avaliação de novos métodos computacionais para busca e acesso a dados multimídia com foco em aspectos humanos e sociais. Pesquisadores de todo o mundo desenvolvem soluções computacionais para desafios relacionados à análise de dados multimídia e os resultados são apresentados e discutidos no workshop.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br