menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
UEFS COMEMORA OS 15 ANOS DO CURSO DE MEDICINA


Publicado em: 07/12/2017 - 17:12:28
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs


    Com a palestra “O SUS e o ensino médico na Bahia”, a ser proferida pelo Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) comemora os 15 anos de fundação do curso de graduação em Medicina na Instituição. A Sessão Especial, organizada pelo Colegiado do Curso de Medicina, o Núcleo de Educação Médica e a Área de Medicina do Departamento de Saúde, será realizada no dia 8 (sexta-feira), a partir das 9h, no Anfiteatro, localizado no módulo 2 do campus universitário. Durante o evento serão homenageados professores, profissionais e entidades que contribuíram para a implantação do curso de Medicina da Uefs.
    Utilizando o Aprendizado Baseado em Problemas como ferramenta principal, o curso de Medicina na Uefs segue um projeto pedagógico inovador e de acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares. Neste modelo o aluno é o agente ativo da aprendizagem e o problema um elemento motivador. A utilização de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem e diversos instrumentos de avaliação garantem que a formação seja capaz de direcionar e qualificar o desenvolvimento dos domínios cognitivo, motor e afetivo do aluno.
    O egresso do curso de Medicina da UEFS é um profissional com domínio de metodologia cientifica e capacidade de aprender continuamente permitindo que se mantenha atualizado e apto para atuar em qualquer área de forma eficiente, ética e humanizada.

    História
    Para construir e implementar o curso de Medicina na Uefs, um grupo de professores, à frente do projeto, realizou estudos acerca da necessidade e pertinência deste curso na cidade de Feira de Santana. Assim, professores da Área de Saúde se articularam para a concretização da implantação do Curso, entre eles - Antônio César de Oliveira, João Batista de Cerqueira e Renato Pires Freitas. Em 1997 criou-se a Comissão de estudo para implantação do Curso com os professores da Uefs - Antonio César de Oliveira, Carlito Lopes Sobrinho, Florentino Carvalho Pinto, João Batista de Cerqueira, João Luis Barberino, Maria Conceição O. Costa e Renato Pires Freitas. Em 26/07/1999 ficou concluído o Projeto do Curso. Em seguida, sua aprovação nos seguintes Conselhos: Municipal de Saúde (21/12/1999), Estadual de Educação (05/07/200) e Estadual de Saúde (06/07/2000). Após aprovações ficou estabelecida a Comissão de operacionalização da implantação composta pelos professores Antonio César de Oliveira, Eliane Eliza Azevedo, João Batista de Cerqueira, Luís Eugênio Portela, Maria Conceição O. Costa, Maria da Luz Silva, Renato Pires Freitas e Vicente Diocleciano Moreira. Nesta comissão, trabalhos foram realizados: atualização do projeto do curso, parceria com a Universidade Estadual de Londrina. O projeto foi apresentado à Assembléia Geral Universitária em um seminário no Campus da Uefs e em uma sessão especial na Câmara de Vereadores da cidade. Do ano de 2000 em diante o projeto do Curso tramitou nas instâncias internas da UEFS para sua aprovação. No dia 04 de novembro de 2002 foi aprovado na Câmara de Graduação, no CONSEPE e no CONSU, e finalmente em 26 de dezembro de 2002 foi nomeada a coordenação do Colegiado do Curso de Medicina da UEFS.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br