menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
DETURPAÇÃO SEMÂNTICA DO VOCABULÁRIO e MINORIAS AFETIVO-SECSUAIS

Crônicas publicadas no Blog "Em Verdade Vos Digo" entre os dias 20 e 26 de maio de 2016
Publicado em: 27/05/2015 - 15:05:41
Fonte: Rodrigues Silva


Série "SECSUALIDADE E CASAMENTO"
     DETURPAÇÃO SEMÂNTICA DO VOCABULÁRIO:

 
    A IGREJA CATÓLICA FOI MESTRA EM DETURPAR A FORMA E A SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS. Quanto á forma, em parte, ela foi vítima da "corrupção do Idioma" dos primeiros séculos, mas o certo é que ela, com seu poder,  e tendo todas as Fontes á disposição, como a Bíblia e o Martirológio Romano, tinha a obrigação de mostrar á sociedade as formas corretas, insistindo neste ponto.
    O objetivo, porém, desta matéria, é o aspecto semãntico, isto é: da significação das palavras. Além dos milhares e milhares de erros das traduções da Bíblia, muitos deles propositais, ela divulgou acepções errôneas, ou, no mínimo, inadequadas,  de palavras da Bíblia e da doutrina católica. Comecemos por "Isto É MEU CORPO", que motivou a instituição do "Mistério da Eucaristia", cujo dia é feriado (hoje), uma das maiores asneiras dela. O verbo SER, neste caso, significa "REPRESENTAR" (Ainda eziste esta acepção em nossos dicionários). A esplicação é quê naquela época, naquele povo, o PÂO e o VINHO faziam parte da vida cotidiana. Eram elementos essenciais á vida (O pão ainda o é em muitas sociedades).
    Outro ezemplo, muito conhecido: Num dos relatos da Gênese Mosaica (livro do "Gênesis"), um homem chamado ONÃ (em Hebraico: Onan) praticou sexo com uma mulher, sendo que, pela legislação daquele povo,  era proibido  que ele fizesse isto, para não produzir um filho. Assim, ele praticou o COITO INTERROMPIDO, comum na época (Não havia "pílula"!!!). Com o tempo, o ONANISMO passou a significar "MANUSTURBAÇÃO" (mais conhecida em Português como "masturbação"), QUÊ É UMA COISA DIVERSA. ASSIM, EM BOA PARTE DOS DICIONÁRIOS CONTINUA ESTE ERRO, E EM ALGUNS DELES, CONSTAM AS DUAS ACEPÇÕES. É UM  dos motivos pelos quais boa parte dos adolecentes e de jovens protestantes e católicos não pratica a manusturbação, sob o pretesto de "ser pecado"!!!
    Outro ezemplo de deturpação semãntica aconteceu com a palavra PEDERASTIA. Como sabemos, a pederastia foi uma prática normal e sadia dos antigos gregos, embora não seja a ideal, por conter uma parte de "machismo". No entanto, "PEDERASTIA" passou a ser sinõnimo de "homofilia masculina", e até hoje, em muitos dicionários, aparece como "vício", ou até "deturpação, aberração"
    Sempre comento que aquilo quê denominam hoje "PEDOFILIA" é a pederastia, embora mais destacada em seu aspecto patológico, doentio. Nossa sociedade engloba todos o tipos de PEDERASTIA na qualificação PATOLÓGICA, fato totalmente sem fundamento, conforme tenho esplicado várias vezes. Na realidade a palavra PEDOFILIA significa apenas "amor ás crianças" ("amor" em acepção normal). Isto é o quê consta no dicionário do grande filólogo Silveira Bueno e outros.
    Finalmente, vocábulos como IMPURO, IMORAL, AFEMINADO e SODOMITA são usados constantemente, a partir da Bíblia, como condenação ás práticas das MINORIAS AFETIVO-SECSUAIS. "IMPURO" QUER DIZER APENAS "DE RETA INTENÇÃO; QUE NÃO PRETENDE FAZER O MAL".O FATO DE ALGUÉM SER afeminado NÃO PREJUDICA  NINGUÉM. PELO CONTRÁRIO, O machismo É QUE PREJUDICA!!
    "IMORAL" também, na Bíblia, é motivo de condenação á homofilia. "Imoral" é "contra a moral", mas quem prova que a homofilia é contra a Moral? Até pelo contrário"" A maior fonte de práticas imorais está sempre na heterofilia!!!
    Quanto a SODOMITA, foi usado especialmente com conotação negativa, indicando a pessoa que pratica sexo anal, com base na esplicação errõnea de que era comum esta prática nas antigas cidades  Sodoma e  Gomorra. "O pecado de Sodoma e Gomorra nada tinha a ver com sexo; consistia na injustiça social e no comportamento hostil aos estrangeiros" -- é aquilo que esplicam os ezegetas de hoje.
    Como estensão do erro da igreja católica, a sociedade se encarregou também de continuar as deturpações, como a criação dos vocábulos VEADO, INVERTIDO e muitos outros de conotação pejorativa.
    Vou continuar insistindo em esclarecer tais erros, inclusivamente diante das classes afetivo-secsualmente minoritárias, que também praticam vários erros na nomenclatura.
quinta-feira, 26 de maio de 2016
 
Série MINORIAS AFETIVO-SECSUAIS
    "DIREITOS DAS MINAFES são debatidos em Audiência na Câmara:
    Os direitos da comunidade das MINAFES (Minorias Afetivo-secsuais, impropriamente chamada LGBT) foram debatidos na manhã do dia 19 do corrente, quinta-feira, em Feira de Santa Ana. O debate foi realizado em audiência pública na Câmara de Vereadores.
    A audiência contou com a presença de representantes  de movimentos,  professores, Ordem dos Advogados de Brasil (OAB), representantes do Governo Municipal e alguns vereadores. Declarou Fábio Ribeiro, chefe da Divisão de Direitos das Minorias, da Secretaria de Desenvolvimento Social: "Nós somos cidadãos, e como tais, temos direitos. As leis devem ser criadas para que os atos de Homofobia parem em nosso país e em nossa cidade".
    Apontando dados e utilizando ezemplos de feirenses que foram assassinados por causa da Homofobia, Fábio Ribeiro defendeu a implantação de um Centro de Referências das MINAFES em FSA: "Precisamos de respeito e de condições que proporcionem a cidadania e direitos humanos".
    O vereador Wellington Andrade afirmou que os vereadores devem fazer com que sejam garantidos os direitos das pessoas: "Todos devem ser respeitados e ouvidos. Devemos garantir seus direitos e defendê-los. A Casa Legislativa é plural".
    A mesa foi composta pela presidenta da Comissão de Diversidade Secsual e Combate á Homofobia da OAB  de FSA, Manuela Meneses Silva, pelo presidente do Conselho Municipal da Juventude de FSA, Cristiano Queirós da Silva, pelo presidente do Grupo Liberdade, Igualdade e Cidadania Homossexual, Tiago Oliveira, pelo Sr. Fábio Ribeiro, já identificado, e pelo presidente da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção á Mulher, Vereador Pablo-Roberto"
    Fonte: Jornal Folha do Estado (da Baía), de 20/Maio/2.016, pg. 4, com adaptação de Rodrigues Silva, principalmente no tocante á Linguagem.
    Observação: Alguns comentários e observações sobre este evento serão feitos em minha Linha do Tempo, a partir de agora.
sexta-feira, 20 de maio de 2016



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br