menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
A VOLTA DA LAVAGEM DA MATRIZ E O CARNAVAL DA SAUDADE SE DESTACAM NA SEMANA

Brandão trafega entre os eventos de destaque de Feira de Santana e o chalé de Edgar Allan Poe, sem perder de vistas o brilhante artista plástico feirense César Romero
Publicado em: 08/02/2016 - 12:02:18
Fonte: José Francisco Brandão


A  VOLTA  DA  LAVAGEM
 
   Um grupo de feirenses liderados por Dr. Renildo Brito, Vilma Soares, Georgeton Rios e outros conterrâneos, organizaram a caminhada pela  volta da Lavagem no último domingo,  com adesão de uma fatia de saudosistas inconformados com a perda da Lavagem da Igreja, que era uma das manifestações culturais da cidade, no mês de janeiro, nas saudosas festas de Senhora Santana.  Extinta há quase 30 anos por decreto pelo prefeito da época, José Falcão da Silva, que  acatou tal proibição a pedido da Igreja Católica, representada pelo bispo.
   A extinção da Lavagem, deixou frustrados e inconformados milhares de feirenses que calados,  obedeceram  a decisão, contentando-se, em acompanhar e ver a mesma festa na cidade vizinha de Santo Amaro,  do Bonfim, de Itapoan e outros locais.
   A caminhada foi pacífica, animada  por  músicos que executaram as músicas da própria lavagem de outrora.  Pude observar a alegria e emoção das pessoas  que participaram  da caminhada, formada por intelectuais, jornalistas da imprensa falada e escrita e alguns políticos.
   Ninguém se importou pelo fato de encontrar a Igreja fechada.  Esperamos que a equipe organize outra caminhada para breve ou senão, a própria Lavagem  já no mes de julho, somada com o Bando Anunciador e a Procissão.
   Lembro-me que nos anos 80, trabalhava no extinto Hotel Meridien (em Copacabana), quando recebi a notícia por telefone, pelo saudoso amigo Aliomar Simas, e surpreso perguntei :  "Os feirenses aceitaram essa decisão " ? "Vocês não vão fazer nada"?
   Finalmente, com a iniciativa  de Renildo Brito, Vilma Soares e equipe, com certeza resgataremos a Lavagem da Igreja, com as bênçãos de Senhora Santana.
 
HOMENAGENS  AO  SAMBISTA  RIACHÃO
 
   Em Salvador, o cantor, sambista e compositor,  nascido  Clementino Rodrigues,  em 14 de novembro de 1921, em Salvador, conhecido mundialmente como Riachão, completará este ano 95 anos de Samba e será homenageado  dia 5 de fevereiro, (sexta feira de carnaval), no Largo do Pelourinho.
   Considerado um patrimônio cultural da música da Bahia, que reinou durante anos seguidos nas emissoras  radiofônicas da Bahia, a exemplo da Rádio Sociedade , juntamente com Claudete Macêdo que estará presente junto com Carla Visi para relembrar seus sucessos musicais :  "Cada Macaco no Seu Galho",  "Retrato da Bahia", "Bochechuda e Papuda", entre outros, que tornaram-se conhecidos por ídolos da MPB, como Gilberto Gil, Maria Betânia, Gal Costa, Caetano Veloso e outros.
 
JEAN  PAUL  GAULTIER
 
   Em Munique, na Alemanha, a exposição "Jean Paul Gaultier, from the Sidiwalk to the Catwalk", encerra a amostra dia 14 de fevereiro.  A exposição apresenta peças clássicas do estilista, com ambientação inovadora e hgh-tech  com  manequins que parecem interagir com o público, movendo lábios e olhos.  A  amostra já passou por Madri, Londres, Estocolmo e Paris, quando levou multidões ao Grand Palais.
 
43º  AUTO  SHOW  DE  TORONTO
 
   Em Toronto, no Canadá, acontece de 12 a 21 de fevereiro, uma feira de veículos, onde  estarão expostos em lançamentos e protótipos  e a feira apresentará marcas como Ferrari, Maserati, Aston Martin, Lamborghini, Bentley, Rolls Royce e Mcloren.  Serão mostrados mais de mil veículos no 43º  Auto Show de Toronto.
 
CARNAVAL  DA  SAUDADE
 
   Em Salvador, o Yacht Clube da Bahia, promoveu com muito sucesso, o baile de carnaval " Recordar é Viver", com muita alegria, animação, tranquilidade e saudade, como acontecia nos bailes da nossa geração, no século passado, animados  por marchinhas e sambas inesquecíveis, que marcaram uma época.
   No Rio de Janeiro, predominou por muitos anos os famosos bailes do Theatro Municipal, do Teatro São José (Baile dos Enxutos), dos clubes sociais, como Noite em Bagdá (Monte Líbano), Noite das Arábias (no Sirio Libanes), Santapaula (no Quitandinha, em Petrópolis), no Copacabana Pálace, no Hotel Gloria, Clube Tamoio, em São Gonçalo, no Canecão, Pão de Açúcar, Scala, Baile do Cartola, no Fluminense de Laranjeiras  e outros.
   De todos esses, os únicos que  continuam são : do Copacabana Palace (sábado de carnaval) e do Scala (da rua Treze de Maio, na Cinelândia, que promove do Baile dos Gays.  Neste ano, o Cine Veneza, em Botafogo, anuncia para terça feira de carnaval um Baile Gay, que concorrerá com o Scala.
   Em Feira de Santana, perdemos os bailes Noite do Havaí, no Feira Tênis Clube, baile do Caju de Ouro, no Clube de Campo Cajueiro e outros bailes que eram realizados na micareta.
Só restam lembranças, fotos e saudades para quem curtiu e brincou nos carnavais e micareta.
 
 
EDGAR  ALLAN  POE
 
Em Nova York, após restauração, foi aberto ao público o chalé onde viveu de 1846 a 1849, Edgar Allan Poe, considerado um gênio dos contos curtos  e um revolucionário das histórias de terror.
Foi nesse chalé, localizado no Bronx e agora transformado em museu, que  Edgar Allan Poe escreveu muitas de suas obras mais importantes, que inclui : "Annabel Lee", "The Bells" e "Eureka".
 
PREMIO  NOBEL  DE  LITERATURA
 
A  União Brasileira de Escritores (UBE) indicou a escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, de 92 anos, para  concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura que acontecerá na Suécia no mês de outubro.
Lygia concorrerá com 200 nomes indicados de entidades convidadas pela Academia Sueca. Lygia, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), já recebeu prêmios como o Jabuti, o da Fundação Conrad Wessel e Camões, este último, o mais importante da Língua Portuguesa.
 
ZSA  ZSA  GABOR
 
Uma das mais belas atrizes do cinema, Zsa Zsa Gabor, nascida Sari Gaber, na Hungria, em 6 de fevereiro de 1917, completa 99 anos.
Conhecida  mundialmente pela beleza, desde quando se elegeu Miss Hungria, em 1936 e pelos 9 casamentos com . milionários durante sua glamorosa carreira. Teve uma filha, Francesca, já falecida, com Conrad Hilton,  proprietário da cadeia de hotéis Hilton.. Na lista dos maridos aparece, George Sanders, Príncipe Frédéric Von Anhalt, Porfírio  Rubirosa e outros do jet set internacional.
As irmãs Gabor, Eva, Magda e Sari (Zsa Zsa), tornaram-se mundialmente conhecidas pela beleza. A única viva, Zsa Zsa Gabor, sofreu um grave acidente em 2002, que deixou debilitada.
Em 1952, começou  sua carreira de atriz, e atuou em quase ou mais de 100 filmes. O primeiro filme que assisti com ela foi "A Rebelião dos Planetas", no Cine Madri, que existiu na Rua Castro Alves.  Assisti o filme, a semana inteira, nas matinés, impressionado pela beleza da atriz e pela história do filme.
 
FRIDA KAHLO
 
Desde o dia 29 de janeiro, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, acontece a exposição ´´Frida Kahlo – Conexão Entre Mulheres Surrealistas no México`` com curadoria da pesquisadora Teresa Areg, a exposição apresenta cerca de 100 obras de 16 artistas surrealistas do México, sendo 20 delas de Frida e outras telas dos artistas: Lucienne Bloch, Nickolas Muray, Bernard Silbenstein, Hector Garcia e Martin Munkácsi.
 
 
 
CESAR  ROMERO    -  até  o  dia  26 de fevereiro, o consagrado artista plástico baiano, nascido feirense,  participa da exposição Multimidia "Os Espiritos das Americas", na Public Library Hudson Park, em Nova York, com a curadoria de Antonio Oliveira Filho. O Hudson Park Library fica na 66 Leroy St, New York, NY - 10014.
 
 
 
 
 
♦♦♦♦♦
 
 
 
 
 
♦O empresário e professor universitário carioca,  Wilson Reis,  veio passar os dias de Momo na Bahia,  encontrando -se com sua esposa Mary Barbosa e passarão  o carnaval na Ilha de Itaparica com toda familia.
 
 
 
 
♦♦♦♦♦
 
 
 
 
♦Ana Vitória festejou aniversário com sua família na última quarta (3). Ao lado, Vitória com sua mãe Adhanara e sua avó Mary.
 
 
 
 
 
♦♦♦♦♦
 
 
 
 
 
 
 
 
♦Augusto Romão e Alberto cordeiro aproveitando bastante a estadia em Dubai.
 
 
 
 
 
 
 
 
♦♦♦♦♦
 
Aniversariantes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
♦Dia  5 (sexta feira)  -  a  consagrada cantora  brasileira  LANA  BITTENCOURT  -       (  A  DIVA  PASSIONAL )
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
♦Dia  5 (sexta feira )  -  a  cantora e sambista feirense MARYZELIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
♦Dia  7  (domingo)     MARIA AMELIA NUNES  SENA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
♦Dia  7  (domingo)  -  HAMILTON BACELAR DA SILVA,  que  festejara  ao  lado  de  ELIANA  PINTO
 
 
 
 
 
 
 
 
♦Dia  9  (terça feira)   -  a saudosa  CARMEN  MIRANDA, nossa   BOMBSHELL  FROM  BRAZIL, que  se  estivesse viva completaria  107  anos.

 




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br