menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
FESTAS DE CARNAVAL E O NOTICIÁRIO BAIANO E INTERNACIONAL DO PRIMEIRO MÊS DO ANO

Nesta Coluna, Brandão relembra celebridades, incluindo feirenses e acontecimentos da ultima semana de Janeiro
Publicado em: 29/01/2016 - 11:01:57
Fonte: José Francisco Brandão


VOZES  DO  DESEJO

Em Salvador, Deolindo Checcucci  foi homenageado pela Cia. de Teatro da Escola da UFBA, durante a comemoração  dos 60 anos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.
Atores convidados encenaram o espetáculo ´´Vozes do Desejo``, uma colagem de textos de nove peças de Deolindo, que é homenageia o ex-aluno, professor, dramaturgo, diretor teatral e ex-diretor da Escola.  O espetáculo aborda temas de violência urbana ao 2 de Julho, lembrando a trajetória de ilustres personagens da história do mimaginário do povo da Bahia e do Nordeste. A direção do espetáculo é de Hebe Alves e a direção musical de Luciano Salvador  e poderá ser visto até dia 31 (domingo), no Teatro Martim Gonçalves, no Canela.

A  MAGIA  DOS  IRMÃOS

 

 O mais jovem escritor feirense, de 14 anos, Douglas Barroso, lançou no último sábado (23), seu primeiro livro ´´A Magia  dos  Irmãos`` na Livraria Saraiva, no Shopping Salvador.  A frase divulgada na mídia, pelo autor, diz :  ´´Sempre gostei de ler e escrever e resolvi colocar no papel tudo que sempre sonhei e imaginei;  é fundamental ler e ler muito, e ter o incentivo dos pais``.Fico  perplexo, quando ouço e vejo pessoas, que atuam na mídia e não lêm quase nada, só  sabendo dos acontecimentos pela TV, internet, whatsApp, ou o disse me disse, e ainda querem escrever livros. É um horror !

QUIXABEIRA  DA  MATINHA
 
O  8º  aniversário do  Distrito da Matinha foi comemorado no último fim de semana (23 e 24), com variados shows de diversos estilos
musicais, no total de dez apresentações, que animou, apesar da chuva, os moradores locais e visitantes.  A atração  da festa foi do
próprio  Grupo Quixabeira da Matinha,, com seu empolgante e autêntico samba de roda,  divulgando a cultura do samba pelo Brasil e
pelo mundo..
MAUREEN   O´HARA
Em  Lisboa, durante o mes de janeiro, a Cinemateca Portuguesa - Museu d0o Cinema, homenageia a atriz irlandesa, falecida em 2015,
aos 95 anos, Maureen O´hara, com uma restropectiva dos filmes americanos da década de 40 e 50, dentre eles :  Rio Bravo, Como era Verde o meu Vale,  Dance-girl-dance, Jamaica In  entre outros, contracenados com John Wayne, Lucille Ball, Tyrone Power, Charles Laughton, Melvyn Douglas e outros mais. A amostra terminará  no final do mes.
 
JIMI  HENDRIX
 
Em Londres, a emissora britânica BBC, anuncia a abertura ao público, em 10 de fevereiro, do apto. 23, da Brook Street, em Mayfair, cuja
casa foi restaurada e transformada no Museu Jimi Hendrix.
No Museu haverá exibições de algumas imagens raras e nunca vistas de Hendrix, captadas no apartamento e na área local.
Em 1968, o cantor comprou o apartamento durante uma nova fase que marcou sua carreira, no lançamento do álbum ´´Electrie Ladyland LP``, quando morou com a namorada Kathy Etchinghan, durante um ano.
Considerado o melhor e maior guitarrista da história do rock, Jimi Hendrix, nasceu nos Estados Unidos em 27/11/42 e faleceu em Londres, aos 28 anos de overdose, em 18/09/70
 
MUSICAIS DA BROADWAY
 
De Nova York, amigos que passam férias na Big Apple, curtem o frio, a neve e as promoções imperdíveis de descontos dos musicais da Broadway, que começou dia 19 e vai até 5 de fevereiro.
Deslumbraram-se com os musicais que assistiram: Aladdin (New Amsterdan Theatre, na 42nd street); The King and I (Lincoln Center Theatre); e estão com ingressos comprados para assistir Les Misérables (Imperial Theatre) e The Phantom of the Opera ( Majetic Theatre). Com o Dólar acima de R$4, qualquer desconto compensa para quem está em Nova York.
 
FESTA DE YEMANJÁ
 
A tradicional Festa de Yemanjá, também chamada de Festa da Mãe D´água, Festa dos Pescadores, comemorada no dia 2 de fevereiro. no Rio Vermelho,  é única em Salvador, superando todas os festejos de vários lugares do Brasil, que homenageia a Rainha do Mar. Por conciliar com a semana do carnaval, em Salvador a folia de momo, começa neste dia. Há décadas atrás, existiu  o famoso Baile de Yemanjá, no saudoso Clube Portugúes, na Pituba, que era o ´´must`` que antecipava os bailes  elegantes dos clubes na capital, uma semana antes do carnaval, continuando com os bailes do Yatch  Clube, Clube Baiano de Tenis e Associação Atlética da Bahia.
A Associação dos Pescadores do Rio Vermelho, neste dia 2,  oferece a Oxum, no Dique do Tororó, por volta das 3 horas da manhã  o presente nas águas doce e por volta das 5h, acontece a  alvorada de  fogos e o recebimento de inúmeros e variados presentes que seguirão, em cestos ou balaios para o mar, conduzidos por pescadores e pessoas ligadas os candomblé. Voltando a dizer, essa festa do Rio Vermelho não tem para lugar nenhum.
 
Joan Miró
 
Em Londres, celebrando os 60 anos do espaço do estudio que o artista enpanhou Joan Miró construiu em 1956 em Palma de Maiorca, na Espanha, a galeria Bowman Sculpture, inalgurou no ultimo dia 21, uma exposição que inclui objetos do acervo pessoal e 25 obras do artista.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
  ♦Festa de santo Amaro: A tradicional Festa de Santo Amaro que outrora tinha como concorrente  a festa de Santana, continua imbatível, em animação e tradição na vizinha cidade  de Santo Amaro da Purificação, com o bando, lavagem e a procissão encerrando dia 02/02.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 ♦Djalma Ferreira: Já circulando na mídia da cidade, o CD Djalma Ferreira no tributo a Emílio Santiago.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 O Show Man feirense, Tonho Dionorina, marcará presença no carnaval de Salvador, dia 31/01 no Pelourinho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  ♦Foi escolhida a rainha do carnaval de Salvador de 2016, a senhorita Ana Caroline Amaral da Silva, e como princesas Natale Paim Ferreira e Rosângela Gomes dos Santos. Feira de Santana, nos anos 60, teve três rainhas do Carnaval feirense: Marinalva em 1965; Elice Passos em 1966 e Dilma Célia de Carvalho em 1968.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 No Rio, a apresentação do  cantor príncipe Juan De Boubon na Casa de Arte e Cultura Julieta Serpa, na ultima sexta repetiu o sucesso da apresentação do ano anterior. A casa esteve lotada de amigos e convidados do cantor.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Trio de elegantes feirenses, residentes em Salvador, Tessa Fraga Maia, Isadora e Marinete Leal.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Eduardo Moura segue para Cacún e Cidade do México para passar o carnaval.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Francisco Flaviano passará o carnaval no Rio com um grupo de feirenses para assistir o desfile da escola de samba Mangueira, na Segunda Feira de Carnaval, cujo enrredo é Santo Amaro da Purificação, Maria Betânia e Caetano Veloso. Ass frisas já foram compradas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Curtindo o Verão baiano, Mary Barbosa com as amigas Nadia Haxman, Lindomar Barbosa Andrade e sua sobrinha Alessandra Barbosa, entre a Praia do Forte, Itaparica e Itacaré.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aniversáriantes:
 
 
 
 
 
 
Dalvinha Ribeiro 02/02
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Val Perré e Linda Lu (atores) 03/02
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Vany Araújo 04/02
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lícia Alves 04/02
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Bete Suzano 04/02
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Marci Angelik 05/02
 
 
 
 
 

 




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br