menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
A introdução das histórias no contexto infantil


Publicado em: 15/01/2016 - 13:01:27
Fonte: Silvana Carneiro


    Para que seja possível uma melhor compreensão da perspectiva histórica dos contos de fadas é necessário compreender como ocorre a introdução dessas histórias no contexto infantil. Inicialmente é importante descrever que esses contos são histórias antigas e que não faziam parte do universo das crianças. Oliveira (2010), utilizando as contribuições de Kupstas (1993), defende que os contos de fadas são narrativas muito antigas e que, logo no começo, não se destinavam às crianças, eram mitos difundidos por inúmeros povos, como Hindus, os Persas, os Gregos e os Judeus.
    Essas histórias contadas em meio a grupos de rodas e reuniões, conhecidas como mitos, eram expressões narrativas de conflitos entre o homem e a natureza. Levando em consideração que essas surgiam de fatos reais vivenciados pelos camponeses e partindo dos escritos de Farias e Rubio (2012), podemos dizer que esses contos de fadas nada mais eram do que relatos e fatos da vida dos camponeses que traziam em suas histórias conflitos, aventuras e pornografias. Por esse motivo, as histórias não eram indicadas a serem contadas para as crianças.
    Com a descoberta das fadas, que segundo Oliveira (2010), era a idealização de uma mulher perfeita, linda e poderosa, dotada com poderes sobrenaturais, a sociedade, percebeu que seria possível utilizar essas histórias associadas à educação, já que como defendem Farias e Rubio (2012), as crianças gostavam muito desses contos e a fantasia inserida neles estava ajudando a formar suas personalidades.
    Atualmente, no século XXI, mesmo com a inserção da tecnologia no âmbito educacional e escolar, que contribuem para que as crianças estejam diretamente acessadas ao mundo digital, fazendo pesquisas, utilizando jogos pedagógicos ou até mesmo fazendo parte de redes sociais, as crianças ainda apreciam uma contação ou leitura de história, quando esse momento começa a fazer parte da sua rotina, para elas é algo encantador.
 

REFERÊNCIAS
 
FARIAS, Francy Rennia Aguiar de. RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Literatura Infantil: A contribuição dos Contos de Fadas para a Construção do Imaginário Infantil. In: ___Revista eletrônica Saberes da Educação. Volume 3 – nº 1 – 2012.
OLIVEIRA. Patrícia Sueli Teles de Oliveira. A contribuição dos Contos de Fadas no processo de aprendizagem das crianças. UNEB - Salvador – Bahia 2010. 62 p.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br