menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
REINAUGURAÇÃO DO MAP E NIVER DE LARANJEIRA SÃO OS DESTAQUES DA SEMANA

Nesta coluna, Brandão visita os primeiros acontecimentos do ano e comenta a reabertura do Mercado de Arte Popular
Publicado em: 15/01/2016 - 12:01:06
Fonte: Jose Francisco Brandão


MAP
 
                Foi entregue ao público, dia 4 de janeiro, o novo Mercado de Arte Popular – MAP, depois de longo tempo de reformas, o centenário Mercado ficou bonito e não deixa de ser uma nova opção de lazer para a população e turistas que visitam a cidade. É um point para bebericar, papear e se encontrar, principalmente aos sábados, almoçando a tradicional maniçoba.
                Esperamos que os usuários saibam aproveitar, valorizar e cuidar do espaço mantendo-o limpo, idem os comerciantes locais. Por ser um espaço público, convém os responsáveis pelo local, manter a fiscalização para evitar invasão de pedintes, vendedores ambulantes e molestadores.
                Só lamento informar que os responsáveis precisam tomar providências, para evitar o que ocorreu no sábado (9), quando uma forte chuva incomodou quem estava nos restaurantes, fazendo se protegerem das goteiras, e evitar que os usuários olhe para o teto, na expectativa de acontecer algo.
 
ILUSTRE FEIRENSE
 
                O empresário “hour concours” da cidade José da Costa Falcão, completou 87 anos e comemorou ao lado dos filhos, netos e dos amigos de sempre. Este ilustre feirense, de tradicional família contribuiu muito para o desenvolvimento e  progresso da cidade, como fez seu pai, o inesquecível João Marinho Falcão.
                Parabenizamos o ilustre empresário desejando vida longa, e mostramos fotos enviadas pelo seu filho Juninho.
                Ao lado o patriarca da família, ex-prefeito João Marinho Falcão, com os governadores Juracy Magalhães (Ex-Governador da Bahia) e Carlos Lacerda (Ex-Governador da Guanabara)
 
ADEUS A ZÉ MARIA
 
                 O artista plástico feirense José Maria Monteiro, conhecido como Zé Maria falecido no início deste ano, foi enterrado no cemitério Piedade. Mesmo ausente da cidade, há uma década, tinha um vasto círculo de amigos dos anos 60,70 e 80.
                Teve atuação importante no Teatro de Salvador e Feira de Santana, como figurinistas cenógrafo, decorador e até mesmo na costura. Há alguns anos teve um AVC, que o tirou da sua agitada vida teatral.
                Em 1972, ao ser convidado pelo saudoso Charles Albert, para acompanhá-lo ao Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o convite pedia fantasia de luxo ou traje a rigor. Fui na antiga loja “Seda Moderna”, na Rua Sales Barbosa, comprei um tecido chamado calhamaço e entreguei ao Zé Maria, que fez uma mágica com o tecido, transformando-o em um “caftan marroquino”. Quando cheguei ao Baile do Municipal, muita gente que eu não conhecia elogiou-me, perguntando se veio do Marrocos, de tão bonito que ficou, e eu dizia que era uma criação do Zé Maria de Feira de Santana. Na noite seguinte, na “Noite em Bagda”, no Clube Monte Líbano, os elogios continuaram.
                O talento do nosso saudoso Zé Maria, marcou muito essa passagem na minha vida.
 
KENNEDY E JACKIE
 
                Em Georgetown, em Washington D.C., um amigo carioca falou-me por telefone, que visitou um dos locais históricos, que é um restaurante, o “Martin´s Tavern”, que funciona desde 1933. A casa recebe autoridades e algumas delas ganharam mesas marcadas com seus nomes, como: Harry Truman e George W. Bush. A mesa mais famosa da história é a que John Kennedy pediu a mão de Jacqueline Lee Bouvier, em casamento. O local não é museu e continua funcionando como restaurante.
 
CÂNDIDO PORTINARI
 
                Em Salvador, acontece a exposição “Portinari – A Construção de Uma Obra”, na Caixa Cultural, na Rua Carlos Gomes, 57, até dia 31 de janeiro, com curadoria de Luiz Fernando Dannemann.
                A exposição apresenta ao público o processo criativo do artista, no caso, dos estudos do painel Guerra e Paz, produzido de 1953 a 1956, que é considerado um dos seus melhores trabalhos.
 
GALA ANUAL DA FIFA
 
 
                Em Zurique, na Suiça aconteceu a premiação dos melhores jogadores do mundo, escolhendo o argentino Lionel Messi pela 5° vez. Em segundo, o portugues Cristiano Ronaldo e o brasileiro Neymar em terceiro,
                Na premiação feminina, a Bola de Ouro foi para a americana Carli Lloyd. O Prêmio Puskes, coube ao jogador brasileiro Wendell Lira, que era desconhecido antes da premiação.
 
PAULO COELHO

 
                O consagrado e internacional escritor brasileiro, Paulo Coelho, de 68 anos, foi eleito pelo portal “Huffington Post” e o Instituto Gottlieb Duttweiler, da Suiça como o segundo maior líder do pensamento do mundo, ficando atrás do Papa Francisco.
                Vale salientar que Paulo Coelho é o único brasileiro na lista dos cem maiores pensadores.
 
JANET JACKSON
 
                A  continuação da turnê mundial da cantora Janet Jackson, “Unbreakable”, marcada para o último dia 9, foi adiada para o segundo trimestre deste ano, por conta de uma cirurgia, a qual não especificou qual a operação.
                A cantora de 49 anos, não remarcou os shows adiados. A turnê que começou em agosto de 2015, é considerada uma das maiores do mundo.
 
ANTONIO JOSÉ LARANGEIRA
 
                Nosso amigo acadêmico e colunista Antonio José Larangeira, completou idade nova na última 2° feira (11), e foi cumprimentado pelo incalculável números de amigos e admiradores de todo o mundo.
                A qualquer momento divulgará a data da sua tradicional feijoada, no mês de abril. Desejamos saúde e felicidades.
 
DAVID BOWIE
 
 
                Em 2015, quando foi diagnosticado a enfermidade do Pop Star britânico, uma exposição dedicada ao artista David Bowie, foi sucesso nas grandes cidades do mundo, que começou em Londres, no Victoria and Albert Museum, onde se tornou sucesso de público e críticas, e foi apresentado o documentário “David Bowie is Happening Now”, ou seja, “David Bowie está acontecendo agora”.
                A exposição mostrou 300 peças que dimensionaram a trajetória de Bowie, mostradas em Toronto, São Paulo e Paris.
                No último dia 8, David Bowie lançou o album “Blackstar”.
                Aos 69 anos, dia 11, David Bowie deixou uma lacuna na música pop internacional.
 
 
 
 
 
 
 
♦ Nossa amiga, Mary Barbosa, está de férias na cidade, revendo parentes e amigos. Adianto que Mary, circulará por Itaparica, onde tem casa de praia, Praia do Forte, Salvador, Itacaré e outros balneários, só retornando ao Rio de Janeiro, depois do carnaval.
 
 
 
 
 
  
 
 
 ♦ O babalorixá Gidan de Oxumaré, convida para a festa no seu terreiro, sábado (16), “Oju-Dum de Oxumaré, o Panteão”, no “Ilê Asé Omi Yá – Lodé”, que foi fundado em 28 de outubro de 1950.
 
 
 
 
 
 
♦ 
 
 
 
 
 
 
 
Rita Maia, nossa amiga e leitora, trocou idade e comemorou em família ao lado de Chiqiinho, filhos e genro.
 
 
 
 
 
 
 
 
Elba Ramalho e Geraldo Azevedo cantam juntos no palco seus grandes sucessos em apresentação inédita em Feira de Santana dia 19 de fevereiro no Ária Hall.
 
 
A comemoração do aniversário da senhora Violeta Góes, que completou 87 anos, foi festejado pelos filhos e netos que organizaram a festa intitulada ‘Uma Noite Grega`, no último sábado, Reality  Eventos. A festa foi animada por DJS, até o amanhecer. Muita gente linda e animada obedeceu ao traje grego, pedido aos convidados. A cantora sensação do momento Paula Sanffer apresentou-se na noite. Não faltaram músicas gregas no repertório dos DJs, mas não teve a tradicional quebra de pratos e nem a dança Sirtaki, do filme Zorba, o grego.
Desejamos saúde e felicidades para dona Violeta Góes.

 


Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br