menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO E OUTRAS CRÔNICAS

Materias publicadas no blogo "Em verdade vos digo" entre 19/10 e 04/11/2015
Publicado em: 06/11/2015 - 06:11:10
Fonte: Rodrigues Silva


Série ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO

    A CASA DO CAMINHO -- Os Atos dos Apóstolos, no capítulo 2, versículos 43 a 47 (parte final do capítulo) diz o seguinte:
    "43. Apossava-se de todos o temor (1),   pois numerosos eram os prodígios e sinais que se realizavam por meio dos Apóstolos.
    44. Todos aqueles que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum;
    45. vendiam suas propriedades e bens, e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um.
    46. Dia após dia, unãnimes, mostravam-se assíduos no Templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração.
    47. Louvavam Deus e gozavam da simpatia do povo inteiro. O Senhor ("Deus" ou "Jesus"??) acrescentava cada dia  a seu número aqueles quê seriam salvos"
    (Tradução de BÍBLIA DE JERUSALÉM, 2ª edição, 1,985, Paulus, com pequenas adaptações).
    A citada Bíblia traz algumas notas e variantes, mas no momento, pela brevidade do espaço,  prefiro não considerá-las. Ela traz o título do assunto "A Primeira Comunidade Cristã", assim como diversas outras traduções, e inicia-o no versículo 42. Títulos em outras traduções: : "Virtudes dos Primeiros Cristãos" (Edição Catequética Popular, Edt. Ave-Mariia),  "A Vida dos Primeiros Cristãos" (Soc. Bíblica do Brasil, "Nova Tradução na Linguagem de Hoje", 2.011), etc.
    No entanto, o Espiritismo conhece muitas coisas sobre a CASA DO CAMINHO. Ontem uma senhôra do Centro Espiritista JESUS, O SALVADOR,   proferiu uma palestra no Centro Espiritista CASA do Caminho (o centro quê eu freqüento) sobre este assunto. A palestrante já esteve na Terra Santa, e trousse uma foto das ruínas daquela Casa. Disse até que quando lá estivera, faz cerca de DEZ ANOS , a estrada onde ficava essa casa se parecia muito com a Rua 07 de Setembro, conhecida como BECO DO MOCÓ, nesta cidade: uma verdadeira gritaria de mercadores de produtos diversos, notadamente plantas para remédios caseiros.
    O principal responsável pela fundação da CASA DO CAMINHO foi Simão Pedro. Ele muito se empenhou nela, talvez  até como uma "compensação por sua falta de ter negado o Mestre da Galiléia!
    A CASA DO CAMINHO é citada algumas vezes na importante obra mediúnica PAULO E ESTÊVÃO --  Episódios históricos do Cristianismo Primitivo"-- de Cândido Xavier, pelo Espírito EMANUEL, publicado pela Federação Espírita Brasileira ( primeira edição:  em 1.941). Na página 434 da edição 23,  por ezemplo, consta:
    "Chegados á capital do Judaísmo (Jerusalém), o ês-pescador de Cafarnaum (Pedro) recebeu-os com júbilo  inecedível. Simão Pedro apresentava um grande abatimento físico, em virtude das lutas terríveis e incessantes para quê  a Igreja suportasse, sem maiores abalos, as tempestades primitivas;  seus olhos, porém, guardavam a mesma serenidade característica dos discípulos fiéis.
    Paulo entregou-lhe alegremente A PEQUENA FORTUNA cuja aplicação iria assegurar uma maior independência á instituição  de Jerusalém  (Casa do Caminho),  para o desenvolvimento justo da obra do Cristo. Pedro agradeceu-o comovido e abraçou-o com lágrimas. Os pobres, os órfãos, os velhos desamparados e os convalecentes teriam doravante uma escola abençoada de trabalho edificante"
    A citada palestrante afirmou que antes de sua conversão, o Apóstolo dos Gentios (Paulo de Tarso) mandou destruir aquela instituição, mas depois da "queda do cavalo", na estrada de Damasco, mandou reconstruí-la.
    A CASA DO CAMINHO foi, na realidade, a primeira INSTITUIÇÂO CRISTÃ, na acepção de "uma entidade para aplicar os ensinamentos e os ezemplos do Cristo", não uma IGREJA,  propriamente, não uma instituição comum, burocrática, etc. Ali se aplicava também a Mediunidade em favor dos doentes, fisicamente ou espiritualmente. Os Apóstolos também ali eram assistidos pela Mediunidade, com constantes admoestações e instruções do próprio Cristo.
    Aliás, o livro PAULO E ESTÊVÂO cita inúmeras vezes a Mediunidade -- que é a comunicação dos Espíritos com os encarnados. No caso, Espíritos Superiores, liderados pelo próprio Cristo.
    É bom lembrar que o Espiritismo é o CRISTIANISMO REDIVIVO, isto é: recuperado, restabelecido. O Cristianismo que ora conhecemos é fruto das ações arbitrárias e vaidosas de homens. Isto se iniciou com a "oficialização do Cristianismo  como Religião do Império Romano", com Constantino Magno, no século 4º da Era Cristã. Aí se acelerou a deturpação do Cristianismo!! . 
    ********** (1)  A palavra "temor"; muito usada na Bíblia, causa uma certa dúvida na compreensão do testo. Conservei-a aqui para evitar maior delonga na preparação da matéria.
quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO

    DIA DE  FINADOS --"A Veneração aos Desencarnados (1) -- 22 / Outubro / 2.005)
    Chegando o dia 02 DE NOVEMBRO, a vendagem de velas e de flores e as visitas aos cemitérios aumentam. Por quê isto? Em atenção aos desencarnados. Acendem velas nos túmulos, lançam-lhes flores, renovam a pintura deles, capinam seus arredores e os sacerdotes católicos celebram várias missas nos cemitérios em sufrágio das almas dos desencarnados. Os protestantes lançam-se contra as orações pelos desencarnados, segundo eles, inúteis.  Dizem eles quê aquilo quê deve ser feito pela salvação e pelo perdão dos pecados deve ser feito durante a vida, e não após a DESENCARNAÇÃO (2). Os Espiritistas também aceitam as orações em favor dos desencarnados.
    O 2º Livro dos MACABEUS, capítulo 12, versículos 44 e 45, comprova quê  os Judeus oravam pelos desencarnados, considerando essa prática "salutar", mas os Livros dos Macabeus são deuterocanônicos, não fazendo, então, parte do cânom das Bíblias protestantes.
    Eu acho quê  devemos valorizar a pessoa enquanto ela  está viva. Sendo ela de méritos, pode ser lembrada e homenageada após a passagem para o Além-túmulo.  (3)  No entanto, preocupar-se com os túmulos não faz sentido. O túmulo apenas guarda seus restos mortais, o "invólucro da alma". O quê  vale são a pessoa, seus ensinamentos e as lições que ela nos deixara. Por isto, zelar túmulos e acender velas são práticas inúteis, quê  a nada levam.
    Sei perfeitamente que o assunto é tratado com muito SENTIMENTALISMO E EMOÇÃO, POR SER A PERDA DE UM ENTE QUERIDO UM FATO MUITO PESAROSO PARA A MAIORIA DAS PESSOAS. EU, QUANDO PERDI MINHA VENERÁVEL MÃE, TINHA APENAS 12 ANOS, MAS JÁ CONSIDEREI O FATO COM NATURALIDADE, POIS SEMPRE FUI RACIONALISTA. RACIOCINEMOS: NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL, E QUANDO ALGUÉM PASSA PARA A OUTRA VIDA, a vida no Globo Terráqueo continua; a família e os conhecidos retomam normalmente suas vidas, suas lidas.
    Por outro lado, eziste uma verdadeira "Indústria da Morte", aproveitando a falta de conhecimento das pessoas, com sua vulnerabilidade diante do fato pesaroso. Essa "indústria" deve ser controlada pelo Governo. Constata-se um grande abuso e muita burocracia nesta área, a começar pela certidão de óbito. As despesas com um passamento para a vida eterna podem ser totalmente fora do alcance de muitas pessoas
    Para que tanta esploração? tantas taxas? tantos simbolismos? tanto luxo? Simplesmente para ser comido pelos vermes!! Sejamos racionais: não desperdicemos nosso tempo e nosso dinheiro com coisas que não têm utilidade., que são supérfluas ou irracionais
    (1) No original: "Mortos". (2) No original: Morte. (3) Atualmente, como sou espiritista, acrescento que as orações são uma valiosa ajuda aos desencarnados.
sábado, 31 de outubro de 2015

Série LITERATURA


A PRAIA
RodrigueSilva -- em 15 de Abril de 2.006.
Motivação: viagem a Salvador, nos dias anteriores

    Estamos nu´a (1) praia... no Norte ou no Sul de Brasil...
    Ezemplo: "Praia da Barra", na cidade do Santíssimo Salvador.
    Limites: A Este: a imensidade do mar...
    A Oeste: esbeltos e imponentes coqueiros-de Baía.
    Ao Sul: um majestoso farol.
    Ao Norte: um moderno conjunto residencial "de luxo"!!

    Intensa ou débil maresia!... Sol escaldante!!
    Areia coruscante inquieta nossos olhos sensíveis!!
    Corpos másculos, seminus, espõem-se ao olhar
    (indiferente, interessado ou curioso de todos)
    para satisfação também da turma do "amor ao igual",
    da turma para a qual o secso não tem o fito de
    "reproduzir a espécie", porém,  de apenas concretizar a plenitude
    do amor afetivo-secsual, comum a todo ser hominal!!

    Corpos delicados feminis semidespidos
    deleitam os olhos e a libido de adultos sedentos de prazer...
    Barracas de "cachorro-quente" e guloseimas outras
    solucionam o problema da apetência.
    Rapazolas, rapazes e adultos divertem-se com o futebol-de-praia
    junto às águas tépidas e espumantes
    como aquelas que, em longíncuos tempos,
    inspiraram as ESPUMAS FLUTUANTES do mais grande poeta brasilês
    (ou, talvez, até, da "Língua de Camões") -- o baiano CASTRO ALVES.

    Estas águas trazem do mar sargaços e refugos
    (O mar é o magno reservatório dos rebotalhos da Humanidade
    -- desde as mais remotas naus das civilizações pretéritas...)
    Lindos (e ás vezes nem tão lindos!) jovens, esguios ou rechonchudos,
    vítimas de uma alimentação repleta de calorias,
    afoitam-se pelo mar adentro.
    Esporadicamente, ocorrem casos de óbitos por imersão
    (Quando isto não chega a ocorrer,
    é porquê os indômitos e intimoratos homens do "salva-mar"
    respiram boca a boca para as vidas poder salvar!).

    Senhôras quase cinqüentenárias, ou da terceira idade
    (às vezes nonagenárias ou quase centenárias)
    usufruem a tépida temperatura das águas salsas.
    Crianças trigueiras, louras ou brancas,
    dos mais variados tipos anatômicos,
    passam o tempo construindo "castelos-de-areia"
    ou aprendendo a nadar com bóias,
    resguardadas pela solicitude materna, paterna ou fraterna...
    Simpáticas moçoilas "sonham acordadas", enquanto aguardam
    a paquera de lindos e simpáticos "gatos"!!
    (Elas, ás vezes, não os aguardam: Vão á luta,
    ezercendo o hodierno direito conquistado
    pelo "secso da aparência, das convenções e das limitações").

    Vendedores de picolés, de sorvetes e de cigarros
    (incômodos e inconvenientes cigarros!!)
    de cerveja e de refrigerante
    de água mineral e de tantas outras coisas
    que a moderna e complicada sociedade inventou,
    aparecem, de momento em momento, com pregões padronizados
    por demais conhecidos (De tão conhecidos, já são até memorizados!)

    ISTO É A PRAIA.. deleite para a visão e para o elemento corporal,
    deleite para o espírito, ávido de prazer,  e para a higiene mental.
    PRAIA, um ambiente de lazer tão freqüente
    neste país de dimensões continentais.
    VIVA A PRAIA! VIVA A NATURA, quando "in natura"!!
    (1) A rigor, com um TIL NO U, não previsto pelo deficiente sistema ortográfico!!
quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Série LITERATURA

    LIBERTÉ,  ÉGALITÉ,  FRATERNITÉ
    RodrigueSilva -- le 13  Décembre  2.014. Des Vers: 20

    De la Révolution Française c´est le lemme
    qui a établi le commencement de la Justice sur la Terre.
    Les souffrants ont élévé leurs bras
    contre l´état de souffrance et de misére!

    Les Politiques, le Clère et la Bourgeoisie
    avaient les plus grands droits,
    tandis que le restant vivait en maladie,
    en pauvreté, sans un digne toit!

    Au 14 Juillet, la Bastille a tombé!
    Là vivaient les politiques encarcerés.
    Théatre de souffrance, soupir de liberté;
    les opponants du Régime vivaient comme les exclués.

    Aujourd´hui, en Brésil, le cri est presque égal.
    On crie par les droits des soldats;
    on crie par les droits des Minorités,
    on crie par la laïcité de l´Etat!!

    LIBERTÉ AUX MAL MARIÉS,
    LIBERTÉ AUX ENCARCERÉS,
    VIVONS LA FRATERNITÉ!
    VIVONS L´ÉGALITÉ!
domingo, 25 de outubro de 2015

Série LINGUAGEM E ONOMÁSTICA

    COMO CRIAR E CORRIGIR PALAVRAS -- Costumo dizer que  Brasil é o país onde mais se cria palavras e onde menos se sabe fazê-lo!! Aqui cada falante se arvora a gramático, querendo ser ORIGINAL, sem a mínima consciência de que A LÍNGUA NÃO DEVE SER ENTREGUE Á POPULAÇÃO, mas aos especialistas, para que estes a melhorem, evitem sua deturpação. As massas não se preocupam com  a Linguagem, não lhe dão a minima importãncia. Daí a necessidade de ela ser preservada por aqueles que a ela se dedicam.
    A formação e a correção das palavras é um capítulo da MORFOLOGIA. Todas as gramáticas o possuem. A Formação das Palavras inclui itens como:
    * Derivação e Composição
    * Derivação preficsal
    * Derivação Suficsal
    * Derivação parassintética
    * Famílias de Palavras
    * Composição
    * Outros Tipos de Formação de Palavras (abreviação, onomatopéia, siglas)
    * Métodos Errôneos de Formação de Palavras: a) Hibridismos. b) Derivação regressiva
    Observação: Os Hipocorísticos fazem parte da Morfologia dos Nomes Individuais
    Os nomes próprios que se tornam nomes comuns e vice-versa constituem um capítulo da relação entre nomes próprios e comuns. Não é "derivação imprópria", como dizem alguns gramáticos. Criei a palavra GLOTONOMÁSTICA para indicar a relação entre tais tipos de palavras..
    No item "Composição", destacam-se os preficsos e suficsos gregos e latinos, de suma importãncia. Aqui advirto: Não se forme palavras híbridas. Quando uma Língua não tem uma determinada palavra ou ela é muito dificil de ser identificada, empregue-se uma espressão em nossa lingua.
    São ezemplos de Hibridismos: automóvel, monóculo, bígamo, Sociologia, alcalóide, alcoômetro, burocracia, zincografia, mamografia, moscardo, caferana, Itápolis, Junqueirópolis, Andrelãndia e diversos outros topônimos brasileses. Todos eles devem ser substituídos.
    Observação: ROCHA LIMA registra como hibridismos as palavras "bananal, caiporismo, goiabeira e capim-melado". Elas não são HIBRIDISMOS, porque:  a) quando anecsamos um suficso vernáculo a uma palavra originada em outra Língua, mas em forma vernácula,. não fazemos um hibridismo. b) Quando juntamos duas palavras de linguas diversas, mas em forma vernácula, também não cometemos um hibridismo.
    CORREÇÂO: Tenho feito correção de inúmeras palavras, tanto do vocabulário comum quanto da Onomástica. Para isto, baseio-me na Etimologia e nas características fonéticas e morfológicas de nossa Língua. Assim, indico como formas "reconstruídas":  homófilo, , afetivo-secsual, ALAFES (sigla), GLICHO (sigla), âmilo (amido), SIDA (sigla), Antropossofia, laranjeiral (não: "laranjal"), e assim por diante. Em Nomes Próprios: Feira de Santa Ana, Filipe, Pamela (é), São Mauro (não: "Santo Amaro"), etc.
    Finalizando, ressalto que os filólogos e os gramáticos são quem deve fazer inúmeras correções em nossa Lingua, incluindo a questão semãntica.
sexta-feira, 23 de outubro de 2015

NO MUNDO DAS PALAVRAS
FAZ TEMPO QUE NÃO APRESENTO ESTA SÉRIE. È QUE MEU TEMPO TEM SIDO MUITO POUCO, ENTÃO, TENHO QUE SELECIONAR AQUILO QUE APRESENTO. NÃO DÁ PARA APRESENTAR TUDO QUANTO ME VEM Á CABEÇA, A QUALQUER DIA!!

    Nº 1.014: AÇO, s.m. Datação: antes do ano 1.279.
    * Área Semãntica: 1) Metalurgia. 2) armamento (sem. errônea).
    * Gramática: dissílabo parocsítono. 03 letras. 03 Fonemas.
    * Etimologia: forma regressiva de ACEIRO, do Português antigo, com a mesa significação. Assim, pois, é uma palavra DETURPADA!! "Forma regressiva" é um método errõneo de formar palavras!
    * Línguas: Alemão: Stahl, Stäble, sm. Espanhol: acero (Confirma o que disse no Étimo). Esperanto: ^stalo (Em Esperanto, o acento circunflexo, com outra função, fica sobre o S, dando=-he som palatal). Francês: acier.  Inglês: steel (Vede o Alemão). Italiano: acciaio (/atsháio/)
    Nº 4.813: LÂMPADA, sf. Datação: século 13. Área .Sem.: Objetos. Na Bíblia: Mt 5:15 (sobre um castiçal ou candelabro), 2Sm 21:17 (uso metafórico, como em Jr. 25:10, etc)).
    * Etimologia: Do Latim lámpada,-ae, de lampas,-àdis = tocha, luz, do Gr. lampás,-ádos = tocha, archote (mesma significação de ´ellen, que formou o Nome HELENA)
    * Línguas: Alemão: Glübirne (PL.: -en).e Leucht (Pl.: -en). Fig.: = sumidade. Espanhol: lámpara, lamparilla (formação irregular), mariposa.  Esperanto: lampo. Francês: lampe, sf. (Cf. o Espr.). Inglês: lamp (L. elétrica: ligt bulb). Italiano: lampada (Melhor: làmpada). L. fluorescente: l. fluorescente. L. de neônio: L. al neònio. Latim: lucerna,-ae, lumen,_ìnis (sn.)
    Nº 4.744:  PINHEIRO: Da Onomástica. Datação: ano 1.050 (dos mais antigos vocs. da Lg. Port.).Como n; pr.: posnome português e brasilês.
    *Área sem.: Botãnica. Gram.: trissílabo parocsítono. 07 letras, 06 Fonemas
    * ETIM.: De "pinho", sm + -eiro..
    * Línguas: Alemão: Tanne (Pl.: Tannen), sf.. Fichte, sf  (Pl.: Fichten). Pinnie, sf  (Pl:. Pinnien): Kieffer, sf (Pl.: Kieffen). (Tb.signica "pinha).  Obs."Fichte" e "Kieffer" são também posnomes.:
    * Espanhol: pino (A madeira: madera del pino). Esperanto: pino. Francês: pin (tb. posnome). Inglês: a pine tree. Italiano: pino. Latim: pinus,-i, sf  (preferível), ou pinus,-us, sf.
segunda-feira, 19 de outubro de 2015



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br