menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
O HALLOWEEN E O DIA DE FINADOS

Além da costumeira olhada de Brandão pelo que acontece mundo a fora, faz um paralelo entre o Helloween e o Dia de Finados
Publicado em: 30/10/2015 - 00:10:57
Fonte: Jose Francisco Brandão


HALLOWEEN E DIA DE FINADOS

    A tradicional festa tem origem pagã, mundialmente comemorado no dia 31 de outubro e tem relação a adoração aos ancestrais mortos, estendendo-se em alguns lugares, até o dia 2 de novembro, quando comemoram-se o dia de finados.
    O Dia das Bruxas ou Halloween é um evento tradicional americano, que festeja com doces, fantasias, abóboras, velas, caveiras, morcegos e vestimentas com capas pretas, segundo a lenda para afastar os maus espíritos.
    No Brasil, o dia de finados, é um dia que todos visitam os cemitérios e os túmulos, reverenciando os amigos e familiares mortos, assistindo missas, levando flores, velas, orações aos que partiram.
    No Rio, no Cemitério do Caju, os jazidos de notáveis figuras públicas, ganharão placas de aço com códigos digitais que armazenarão a rica tragetória de cada um, tais como: O Barão do Rio Branco, Orlando Silva, Noel Rosa, Dolores Duran, Luis Carlos Miéle e outros mais.
    Para ler os códigos será preciso o uso de um smartphone.

BERNADINO BAHIA

    Tive o prazer de escutar o CD do feirense Bernadino Bahia, que ganhei da sua esposa Ada e, confesso que, se ouvisse sem saber quem era, diria ser a voz de Orlando Silva.
    A primeira vez que o ouvi cantar foi nos anos 1960, na Euterpe Feirense, fazendo um dueto com o saudoso cantor internacional Gregório Barros, o Rei do Bolero.
    O CD foi lançado há tempos atrás dividido entre seresta (Caminhemos, Suburbana), e Bolero (Besame mucho, La Barca).
    É uma maravilha para quem aprecia a boa música, o cancioneiro popular e para quem tem bom gosto.

ALMOÇO BENEFICIENTE

    O Internacional Woman´s Clube de Feira de Santana, convida para o Almoço à Baiana, dia 11 de novembro, às 12 horas, na Mansão 888, com renda revestida para creche Amparo das Crianças. O convite custa R$ 30, com direito ao almoço, refrigerantes e água.
    Sem dúvida toda a sociedade feirense comparecerá neste encontro.
 
ROTARY CLUBE, 74 ANOS
    O Conselho Diretor a membros do Rotary Clube de Feire de Santana comemorou a existência dos 74 anos do clube. O evento aconteceu na Câmara de Diretores Lojistas (CDL).

PAULA SANFFER

    Quando ouvi Paula Sanffer cantar pela primeira vez, durante a entrega dos Prêmios Oscar Folia, fiquei impressionado com a voz, performance e o estilo de música apresentado,
    Perguntei para amigos, quem era e de onde veio, disseram-me que é de Feira, nascida feirense.
    Merecidamente destacou-se e revelou-se no programa The Voice, da Rede Globo. Simplesmente arrasou e agradou.
    Amigos feirenses residentes no Rio, telefonaram-me para perguntar se eu a conhecia, e falei que me impressionei com ela.
    Parabéns Paula Sanffer, estamos torcendo para sua vitória.

APOTEOSE DA DANÇA

    A “prima ballerina” do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo e a bailarina Cecília  Kerche, diretoras artísticas do Balé do Theatro Municipal, com apenas dois meses, na função apresentaram o espetáculo “Apoteose da Dança”, com duas coreografias no programa.
    Age os Innocence, com músicas de Philip Glass e de Thomas Newman, e coreografia de Edward Liang e “Sétima Sinfonia”, com música de Beethoven e coreografia, cenários e figurinos de Uwe Scholz.
    O espetáculo foi apresentado pelos primeiros bailarinos Claúdia Mota, Marcia Jaqueline e Francisco Timbó.

SIMBORA, O MUSICAL

    Os baianos assistem neste final de semana (31 e 1), no Teatro Castro Alves, o espetáculo sobre a trajetória do cantor Wilson Simonal, protagonizado pelo ator e cantor Icaro Silva.
    É um musical que leva o público às boas recordações da juventude, com o estilo “pilantragem”, com as músicas Sá Marina, País Tropical, Mustang Cor de Sangue e outros sucessos.
    Quando assisti este espetáculo no Teatro Carlos Gomes, no Rio, a platéia de pé, cantava e dançava com o ator.

MUSEU DO LOUVRE

    O famoso quadro “A Liberdade Guiando o Povo”, de Eugéne Delacroix, foi danificado por uma visitante no Museu Louvre-Lens, filial recentemente inaugurada do prestigiado Museu de Paris, no norte da França.
    A obra prima de Delacroix, foi emprestada para o Museu Filial e, mesmo com a proteção por uma barra, foi violado, com uma misteriosa inscrição “AE911”, na tela com uma caneta de feltro, mas o verniz evitou estragar a obra.
    A tela “A Liberdade Guiando o Povo”, foi pintada em 1830, inspirada pelos revolucionários dos dias 27, 28 e 29 de julho de 1830, “Os Três Dias Gloriosos”, cuja obra mostra uma mulher com o busto descoberto, brandindo uma bandeira nas cores da França e liderando o povo sobre corpos no chão, comemorando a Revolução Francesa de 1833.
    Vale lembrar, que em 2009, no Louvre de Paris, a tela “Mona Lise” de Leonado da Vinci, foi alvo de um jato de chá, mas tal ato não provocou estragos na tela.

ROBERTO CARLOS

    No “Blue Room”, do Copacabana Pálace, o rei Roberto Carlos, lançou o álbum, em espanhol, “Primera Fila”, para cerca de 100 convidados, na última terça (27).
    Previsto para cantar 4 músicas, o rei cantou 3, devido ao problema do som, no local.
    O novo álbum foi gravado no Abbey Road Studio, em Londres, com arranjos diferentes dos anteriores. O álbum traz canções como “Arrasta uma Silla”, “Jesus Cristo”, “Propuesta”, Lady Laura”, além de “Eu te Amo, Te Amo, Te Amo”, que virou reggae.
    Na backstage, o rei falou de um assunto sério: A crise política por qual passa o mandato da Presidente Dilma, mas não se aprofundou no assunto.

MARCEL PROUST

    Foi lançado na França, a reprodução de três cadernos com textos manuscritos inéditos de Marcel Proust, que serviram de esboço para os sete volumes da obra “Em Busca do Tempo Perdido”, tal obra foi a evolução de um dos elementos chaves da literatura mundial, criada por ele.
    O primeiro volume, publicado em novembro 1913, “No Caminho de Swann”, conta a trajetória de uma vida e viajem pelos labirintos do tempo e da memória.
    Marcel Proust, nasceu em 1871 e faleceu em 1922, em Paris.


♦ Conceição Tavares, participou do Festival dia do Servidor Público, em Salvador, no dia 28, no Teatro Castro Alves.

 
 
 

Dia 7 de novembro, no Hotel Ibis, às 8h, palestra do fisiculturista Felipe Franco, com o tema: Treino, Dieta e Suplementação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A artista plástica Wania Garcia, completou idade nova e comemorou com familiares,
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O encerramento do XVII Simpósio Nacional de Astrologia e VII Simpósio Internacional teve a participação de 261 aficionados e estudiosos da matéria, 41 palestrantes brasileiros e 4 vindos de outros países para abrilhantar ainda mais o evento. Foi sucesso total.

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Este colunista e o Viva Feira, parabenizam os aniversariantes: Sras. Maria Zelia Martins, Nelma Luiza Oliveira Santos (dia 30), Lucia Cerqueira e a cantora Claudette Soares, (dia 31) e Lúcia Campos e João Caldas, (dia 1°).

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br