menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
A Turma da Mônica


Publicado em: 22/08/2015 - 13:08:19
Fonte: Silvana Carneiro


O texto desse mês vem responder as perguntas de uma imagem que tem circulado nas redes sociais acerca dos personagens da Turma da Mônica. São questionados os seguintes itens: Por que só o Chico Bento tem dedo nos pés? Por que só o Cebolinha usa sapatos? E por que a Mônica é baixinha e os outros personagens são do mesmo tamanho?

Baseando-se em artigos e em leituras de livros, eis que surge a resposta desses questionamentos.

Apenas Chico Bento tem dedo nos pés, pelo fato de que ele é um caipira e para diferenciá-lo dos demais personagens Maurício de Sousa utilizou esse detalhe para que isso ficasse bem claro.

No que se refere ao sapatos do Cebolinha isso foi uma questão de tempo, quando o personagem foi criado Maurício trabalhou alguns detalhes como os sapatos. Porém, logo depois ao criar os demais personagens da turma ele não teve tempo em desenhar sapatos, pois a equipe de trabalho era reduzida se comparada com a atual, portanto apenas o Cebolinha usa sapatos.

Falando sobre a Mônica, ela é menor do que os outros personagens, pois ao criá-la Maurício quis homenagear as sua filha e por isso buscou características dela para colocar na personagem. Então para diferenciá-la dos demais apenas a Mônica possui uma menor estatura.

Existem ainda outros questionamentos que não se fazem presentes na imagem, mas que nos permitem algumas reflexões: Por que o nome do personagem Cebolinha é esse? Por que o nome do coelho é Sansão?

Segundo Mário Corso e Diana Corso (2006), o nome do personagem Cebolinha está relacionado ao seu cabelo. Se observarmos ele possui apenas alguns fios o que nos remete as folhas verdes de uma cebola.

Sobre o nome do coelho, segundo os mesmo autores esse nome faz relação com o personagem bíblico Sansão. É o coelho que Mônica usa como arma contra os meninos, é nele que está a força dela, por isso os meninos querem amarrar as orelhas do bicho de pelúcia. Da mesma forma que Dalila fez com Sansão: ao cortar os cabelos ele perdeu as forças.

 

 

 

 

 




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br