menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
NOITE DOS ANOS 60 e ETC...

Muito do que acontece mundo a fora e mais algumas homenagens a grandes Divas do Cinema desfilam na mais recente coluna de Brandão
Publicado em: 14/08/2015 - 03:08:13
Fonte: Jose Francisco Brandão


NOITE DOS ANOS 60

    O dinâmico Luiz Augusto Oliveira promoveu no ultimo dia 1º (sábado), no Ville Gourmet, um inesquecível encontro de sessentões, relembrando nossa juventude, em Feira de Santana, nos Dourados Anos, chamado de “Anos 60”, como também poderia ser chamado de “Noite dos Abraços” ou “Noite do Reencontro de Amigos”.
    Nossa geração viu e acompanhou o progresso da cidade, as conquistas obtidas nos meios de comunicação e cultura, a liberdade de expressão e comportamentos, a qualidade de vida, além do surgimento  dos ritmos musicais e da informática.
    Feira de Santana era calma, unida, sem perigos de violência.  Todos se conheciam, se respeitavam, se cumprimentavam , se encontravam nas festas do Feira Tênis Clube, Clube de Campo Cajueiro, Euterpe Feirense , nas festas familiares e nos Assustados. Todos sonhavam com o progresso, desenvolvimento e crescimento da cidade, com o objetivo de vê-la transformada e igualada aos grandes centros : Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e outras plagas.
    A noite foi perfeita e farta, com whisky circulando de mesa em mesa, cervejas, drinks e o jantar, animado com música ao vivo, alternando com fitas de diferentes ritmos como : Yé-Yé-Yé, twist, discoteca e ritmos latinos, que incluía “La Bamba”, Bamboléo”, “América”, Mambo  nº 5, além de Ronnie Cord (Rua Augusta), Chubby Checker (Let´s twist Again, Hava Naguila, Limbo Rock), Bee Gees, Trini Lopez, Glória Gaynor, Donna Summer, Renato e seus Blues Caps, Glória Estefan e outros que lembravam nossos momentos da juventude, levando todos para a pista improvisada.
    Das centenas de amigos, quase todos casados, que compareceram com os respectivos, anotamos :  Luiz Augusto Oliveira e Ivoilma ; Tessa Maia Tirone, Isadora  Leal e Gildásio, Graça Melo, Asdrubal e Rosa Daltro, Evaldo Martins e Ana Lucia, Eduardo Leite, Alfredo e Vera Falcão, Valter Falcão, Fatima e Silvio Camelier, José e Marcia Pires, Whashington e Bebel Almeida, José Olimpio Mascarenhas, Getulio e Eliana Carvalho Lima,  Cláudio e Sônia Torres Nogueira, Isac Faria, Eliane e Júlio Silva, Lula e Kátia Silva, Chiquinho e Rita Maia, José Carlos Pedreira, Jayminho Muniz, Emanoel Freitas, Francisco e Nelma Ribeiro, Lula e Beatriz Carvalho,Fred Almeida,Marcelo Saback Cohim, Arnon Barbosa e sua irmã Nadja, Stelinha Carvalho,  Marcelo Dias e Stelinha Fraga,  Gilson e Marcia Carvalho Fraga, Marina Silva, Cristina porto, Luiz Humberto de Carvalho, Paulo Leite, Neilza Menezes, Cassia Bastos, Tania Dias, Virginia Falcão, Cida Dias, João Sergio Vidal,  Mariza Almeida, Marilton e Irley Carvalho , Valéria e Ricardo Silva, Dario e Marta Mascarenhas, Neneco Porto, Ana Maria Nascimento, Lucia Nascimento , Maria Amélia Senna e José, e muitos e muitos.
    Muitas fotos deste inesquecível acontecimento, serão mostradas, na medida do possível nas próximas colunas. A festa deixou um gosto de “Quero Mais”.   Parabéns  Luiz Augusto, valeu.
 
TRIBUTO À MARLENE E JORGE GOULART


    Agradeço o convite da Associação Marlenista do Rio de Janeiro e ao Instituto Funjor, pelo show ocorrido no dia 31 de julho pp., no Clube Ginástico Português, no Rio.  O  show  foi apresentado pelo cantor Weber Werneck, que interpretou o repertório dos cantores Marlene e Jorge Goulart.
    Recebi o convite do presidente do Fã Clube da Marlene, sr. Luiz Ramalho, durante minha estadia no Rio, que ocasionalmente, encontrei na saída da exposição no Paço Imperial,  sobre os 50 anos de carreira da Maria Betânia.
    A primeira vez que vi  Marlene e Jorge Goulart juntos, foi na Marques de Sapucai, em 1992, vendo-os do camarote do Hotel Caesar Park, quando desfilaram pela Escola de Samba Império Serrano, cantando o enredo.

SOPHIA  LOREN
 
  Confirmada a presença em São Paulo, da atriz italiana Sophia  Loren, conforme noticiou a Fôlha de São Paulo,  para participar da mostra do cinema italiano.
    É a primeira vez que acontece tal evento no Brasil, e será prestada uma homenagem a diva italiana, com uma retrospectiva da sua carreira de atriz, com apresentação de dez filmes e 80 fotos.
    A amostra será em setembro, na Fundação Armando Álvares Penteado -  FAAP
 
007 - CONTRA  SPECTRE
    Com estréia marcada para 5 de novembro,  teremos o 24º filme do agente James Bond, intitulado “007  -  Contra  Spectre”,  que traz no elenco Daniel  Craig (novamente no papel do agente) e as novas Bond Girls, Monica Bellucci e Léa Seydoux.  As locações dessas  séries de filmes, sempre é uma atração à parte.  Neste filme, as filmagens foram rodadas na Áustria, Inglaterra, Marrocos, Itália e México (onde começa a história).

10 ANOS DA FUNDAÇÃO EGBERTO COSTA
 
    A Fundação Egberto Costa, presidida pelo eficiente Antônio Carlos Coelho, comemorou 10 anos de existência, premiando no Teatro Margarida Ribeiro, os melhores que se destacaram na cultura na cidade.  Na  categoria de Teatro, foram  laureados com placas, os atores : Gildarte Ramos, Luciano Ribeiro, Naron Vasconcelos, Geraldo Lima e, merecidamente, com atraso de reconhecimento, a veterana  atriz Neide Sampaio.
    Vale lembrar aos novos atores e para quem não conhece a história do teatro feirense, dos nomes que muito fizeram pela arte dos palcos,a saber : Aderbal de Moura, Francisco Barreto, Antônia Veloso, Hildete Galeão, Antônio Miranda, Deolindo Checcucci, Mary Barbosa, Alvaceli Ramos, Aliomar Simas, ideval Alves, Edson Batista e muitos outros que atuaram no TEF, SCAFS, META, TEAM e outros grupos.

MADEMOISELLE CHANEL
 
    Quem estiver em Londres, no período de 12 de setembro à 4 de outubro, deverá visitar a exposição  MADEMOISELLE  PRIVÉ, na Galeria de Arte Saatchi, que se prepara para receber uma exibição incrível de Coco Chanel, a marca francesa mais adorada do mundo.
    A Saatchi vai mostrar uma série de 34 fotografias  clicadas nos quartos privados de Mademoiselle Chanel, na Rue Gambon, de Paris.  Serão três andares dedicados inteiramente à exposição.

MARYLIN MONROE

    Foi inaugurada, no dia 5 de agosto, data que a diva morreu, a exposição “MARYLIN  MONROE:  RED  VELVET  COLLECTION”,  na Sarah Stocking Gallery, em São Francisco, na California.
    Até o final de setembro  a exposição será vista em Las Vegas, Chicago  e Nova York.  A exposição apresenta fotos nunca vistos da atriz, vídeos sobre sua carreira e material do acervo particular.

ALAIDE COSTA

    Radicada em São Paulo há vinte anos, a cantora Alaide Costa se apresentará no Rio, no Teatro Sesc,  da Av. Graça Aranha e receberá uma homenagem dos cariocas, em show que seu amigo Haroldo Costa apresentará.
    O evento vai comemorar os 80 anos da musa da Bossa Nova e os 70 anos do maestro José Carlos de Assis, que a acompanha há décadas.

VICTOR HUGO

    Nascido em 1802, em Besançon, na França, e considerado um dos maiores escritores romântico francês, no século XIX, Victor Hugo é relembrado em Paris, com a abertura  ao público, para visitação do apto. Que ele morou entre 1832 à 1846, número 6 da Place des Vosges.
    Suas obras mais conhecidas são : “Os Miseráveis”  e  “O Corcunda de Notre Dame”, que foi interpretado no cinema pelo ator Anthony Quinn , no papel do Quasímodo e Gina Lollobrigida, no papel da cigana Esmeralda.

A FESTA DE SANT’ANNA

    Tão logo cheguei do Rio de Janeiro,  vim direto para Feira, para assistir o Bando Anunciador (na manhã de 19 pp) e me surpreendi, mais uma vez, pela animação dos grupos que diferenciavam uns dos outros, com camisetas de diferentes bairros.  Foi uma festa pacífica  e democrática, que reuniu  jornalistas, fotógrafos, artistas populares, gays, políticos e muita gente conhecida da sociedade, além dos que foram para  criticar e procurar falhas, mas  todos se divertiram pra valer.   Devido ao sucesso que o Bando alcança, ano após ano, muita gente questiona, porque não voltar a ter uma das antigas Lavagem da Igreja  ou Levagem da Lenha, num domingo, antecedendo a Procissão.
    Falando na Procissão, os organizadores, apoiadores  e patrocinadores dos Festejos, precisam colocar iluminação adequada, no corredor de chegada dos andores, para que os fiés vejam as imagens. Todos sabem que no mês de julho, anoitece às 17:30h  A  Procissão em si, é uma atração e, tanto eu, quanto centenas de pessoas  discordam de colocar carro de som.
    O andor de Senhora Sant’anna estava belíssimo, ricamente ornamentado e iluminado.  Os festejos foram encerrados com a tradicional queima de fogos e a reinauguração da Praça Padre Ovídio, com o show da cantora Joana.

LOUIS HOOVER

    Considerado o maior intérprete de Frank Sinatra no mundo, o cantor britânico, Louis  Hoover se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, lotado, ao lado da Hollywood Orquestra, na última segunda feira ( 10).
    O show “Salute to Sinatra” é um tributo a Frank Sinatra que, se fosse vivo, estaria completando cem anos de nascimento em 2015.  Pela semelhança do timbre vocal com o do “The Old Blue Eyes”, agradou a sofisticada plateia carioca.

EXPOSIÇÃO DE NOVOS TALENTOS

    Cinquenta  trabalhos de dez consagrados  artistas brasileiros fazem parte da exposição  “NOVOS  TALENTOS : FOTOGRAFIA  CONTEMPORÂNEA  NO  BRASIL”, em cartaz  de 12 de agosto à 18 de outubro, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.
    Com curadoria da historiadora Vanda Klabin e coordenação  e idealização de Afonso Costa, participam da exposição os artistas :  Alexandre  Mury, Arthur Scovino, Berna Reale, Gustavo Sperridião, Luiza Baldan. Matheus Rocha Pitta, Paulo Nazreth, Raphael Couto, Rodrigo Braga e  Yuri Firmez.

VANITY FAIR

    A famosa revista internacional, Vanity Fair, que sempre é lançada com um mês antecipado, apresentou a lista dos mais bem vestidos de 2015, misturando famosos da indústria cinematográfica, empresários, indústria musical e realeza, dividindo a lista em seis categorias : mulheres, homens. Casais, originais, profissionais e Hollywood.  Eis  alguns dos selecionados : Samantha Cameron, Charlotte Casiraghi, a rainha Letízia de Espanha, Amal Clooney, Misty Copeland, Rihanna, Taylor Swift, Bill Nighy, Stavros Niarchos III, Jony Ive, Principe Harry  entre outros.

 

Estive no Bistrô Unique numa quinta feira, na companhia dos amigos, Cid Daltro, Frank Borges, Péricles Novaes e Daniela Lacerda,  para jantar e o local estava pontuado de  gente IN da  nossa sociedade. Por lá passaram: Alfredo Falcão, Wilson Pereira, Luciano Barreto, Humberto e Erica Chedraz, Dario e Sylvia Oliveira Mascarenhas com os filhos e muita gente interessante.

xxxxxxxxx

Uma das comemorações badaladas pelo dia dos pais, aconteceu no apto de Suzana e Augusto Barreto Oliveira, que reuniu amigos íntimos e toda a família, onde foi servida uma deliciosa “Paella”.

xxxxxxxxx

 
 
 
 
No encontro dos “Amigos dos Anos 60”, reencontrei um amigo de infância, que não via há mais de  50 anos.  Foi Fred Almeida,  filho de  Sr. Altamirando, conhecido como  Seu Barão, do Hotel Euterpe . Lembram-se?
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
xxxxxxxxx

O empresário Murilo Mattos Silva, trocou de idade e comemorou a data com Adhanara Barbosa e os filhos.

 
 
 
 
 
 
 
 
xxxxxxxxx

Radicado em Minas Gerais, visitou a cidade o feirense, José Hermógenes (Conhecida como Zé Caçolinha), que morou na Rua Castro Alves, nas imediações do Cine Madri. Ouviu falar do meu livro “Reminiscências de Feira de Santana”, e adquiriu um exemplar, na Livraria D. Pedro II, na Av. Senhor dos Passos.

 
 
 
 xxxxxxxxx

Curtindo o verão europeu, em diferentes países, os casais Guto e Lucy Silva, Deraldo e Lúcia Cerqueira, enquanto que Perícles Novais e Daniela Lacerda, descansaram na República Dominicana, no blneário de Punta Cana no mar do Caribe.

 
 
 
 
 
 
 
xxxxxxxxx

Luiz Gonzaga teve missa pela comemoração dos 26 anos de falecimento. A missa foi na Igreja Senhor dos Passos e foi animada por forrozeiros, liderado pelo Jota Sobrinho. Foi uma missa musicada inesquecível.

xxxxxxxxx

O jornalista e cordelista Franklin Maxado participará do concurso Vozes da Terra, no Teatro Margarida Ribeiro.
 
 
- NA PRÓXIMA SEMANA ESTAREMOS PUBLICANDO OUTRAS FOTOGRAFIAS DO ENCONTRO DOS ANOS 60

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br