menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
DESLUMBRE


Publicado em: 09/06/2015 - 10:06:44
Fonte: Luís Pimentel


     Era uma noite entrando no dia que nem a lagarta de fogo nas folhas, devoradora.
     As irmãs chegaram das lojas no comércio onde trabalhavam e ligaram o rádio no programa Ronda Policial. Os irmãos chegaram do batente no bar onde cozinhavam, lavavam e serviam. Ficaram olhando para o tempo, um assoviando pro passarinho e outro coçando a cabeça do cachorro, enquanto as irmãs coavam café e faziam beiju de tapioca para elas e o irmão pequeno. Os maiores sempre comiam umas besteiras qualquer no trabalho, sobras do balcão, por isso já chegavam correndo para o banho.
     O menino vai até a porta e olha em direção à rua. Depois volta ao corredor, recolhe os times de botão espalhados sobre o pedaço de compensado. Põe tudo na lata de leite Ninho e volta a olhar a rua. A mãe nunca demorou tanto.
     Os irmãos folheiam uma revista de esportes, emprestada pelo vizinho. O do meio é Fluminense e arranca para pregar na parede a foto em que Castilho dá um voo com a bola colada no peito. Depois arranca para o irmão menor, que é Flamengo, a foto em que Dida está sorrindo de cócoras com a bola entre as pernas. O mais velho não gosta de futebol. Gosta de carros. Fica na janela ouvindo o barulho dos motores e escolhendo o modelo que vai comprar, um dia. É o primeiro a dar boa noite à mãe, quando ela chega.
     A jornada na cozinha da pensão foi difícil. A mãe parece muito cansada. Tem suor nos cabelos e as unhas da mão estão muito sujas. Tira da sacola a marmita com pedaços de torresmo, de aipim, de pão de sal e de carne assada. Põe tudo sobre a mesa. Uma das filhas está com cólicas. O filho do meio reclama de dor no ouvido. A mãe não se oferece para ajudá-los. A mãe não aguenta preparar remédio nem carinho. Deita-se sem banho.
     O menino olha aquelas farturas sobre a mesa e se arrepende de ter enchido a barriga de beiju e café. Todos dormem e ele liga o rádio bem baixinho para ouvir o futebol. Tão baixinho que quase não escuta nada. Fica olhando o desenho das telhas, as aranhas que dançam entre elas, a manhã que chega por elas, saindo da noite que nem uma borboleta vermelha da lagarta de fogo, deslumbrante.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br