menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
O homem avulso


Publicado em: 01/06/2015 - 16:06:17
Fonte: Sandra Campos/A Tribuna MT


Conheci H em uma confraternização do trabalho, um homem bem humorado que, depois da terceira cerveja, numa rodinha de amigos, se denominou um homem avulso. Essa sua afirmação me levou a pesquisar: o que seria um homem avulso? Avulso significa separado por força, arrancado, solto, que não faz parte de coleção. Pouco encontrei sobre esse tema em minha busca por compreender essa “nova” denominação de homem.

Ser avulso é ser livre para decidir, escolher, falar, aceitar, para dizer sim ou não, para livrar-se de um estado de submissão ou de servidão. O avulso é simplesmente o que quer ser, sem precisar agir em busca de um modo de vida que não é o seu. O avulso pode ser descrito, como o fez Goethe em “Os sofrimentos do jovem Werther”, como um homem que goza o presente, que é vivaz, impetuoso, alimenta em seu coração uma ardente fantasia que fornece atmosfera de paraíso a todo caso em que se envolve. O avulso procura o que não pode encontrar neste mundo físico e para diminuir o seu vazio existencial se distrai com a graça sedutora das mulheres, alimenta os sentimentos delas e se diverte com a ingenuidade natural, até uma paixão desabrochar em seu peito.

 Pobre homem! A partir daí, ser incompreendido é o seu destino e a solidão um bálsamo precioso. Da tristeza ao desregramento, de uma doce melancolia a uma paixão devoradora, ou não! O avulso pode ter um coração que bate sem saber, que seu peito é uma porta que ninguém vai atender, como diz a bela música de Arnaldo Antunes. O avulso romântico deseja uma mulher amável, com tamanha simplicidade, inteligência, bondade, firmeza e paz de espírito, que o compreenda, de preferência, dotada de olhos negros, lábios expressivos, face radiante e risonha. Mas, qual mulher adorável, com todas essas características, aceitaria um homem avulso? Não vivemos mais o tempo em que se formavam pares desiguais, como a tampa para a panela; hoje, os mais sensatos escolhem pares semelhantes, almas gêmeas são os casais que dão certo, como afirma Flávio Gikovate. Mesmos gostos, afinidades, padrão social, cultural e espiritual, almas afins, para dividir gozo, prazer, alegrias, decepções e tristezas. Afins para o que der e vier.

Depois de variadas leituras e reflexões compreendi melhor o significado da expressão homem avulso, dita por H. O avulso é de fato um observador detalhista, apresenta maior interesse por mulheres que tem uma história de vida marcada pelo sofrimento, finge ser quem não é, aproveita as oportunidades que surgem e é estrategista. Usa sempre de boas maneiras para impressionar a presa, retribui elogios, é insistente, oculta o que faz, o que fez e o que é. Não cumpre o que promete, é canalha, tratante e mentiroso. Pobre avulso! Com tantos defeitos amontoados, o que será de ti? O que restará de bom em ti? Desirmanado, isolado, separado e solto, eis o Avulso!

 Por que ser avulso, se sendo incompletos podemos ser parte de um? Há avulso em todos os status de relacionamento: solteiro, em um relacionamento sério ou enrolado, casado, separado, divorciado, largado, solitário e até encalhado. Eles estão por toda a parte, em todas as profissões, estão pelos clubes, academias, universidades, pelas ruas da cidade e principalmente nas redes sociais, na night ou vibe. O avulso é citado até em rodeios, na voz de Daniel Tibiriçá: “eu tenho 50 anos e uma namorada de 18 aninhos, enquanto não me faltar notas de cem, não vai me faltar carinho”. No entanto, o avulso mais perspicaz, caprichoso, detalhista, geralmente é aquele que foi abandonado por um grande amor, que cansou da “avulsez” do sujeito e partiu, deixando o caminho livre para ele viver avulsamente.

 Se considerarmos as conquistas femininas advindas após a liberdade sexual, sua predisposição atual para o sexo lúdico, o tempo presente em que as mulheres são maioria nas universidades, trabalham, ocupam espaços sociais tradicionalmente masculinos, podemos imaginar um futuro dominado pelas mulheres. Assim, não haverá exagero algum em dizer que para cada homem avulso, teremos duas mulheres avulsas e que metade de todas elas serão mulheres avulsas que alimentam e também divertem o imaginário e fantasias do Homem Avulso.

 




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br