menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
OSCAR FOLIA E MUITOS LANÇAMENTOS MOVIMENTARAM FEIRA

Sem perder a perspectiva do que acontece de importante no mundo, Brandão pontua os mais importantes eventos da cidade
Publicado em: 29/05/2015 - 20:05:17
Fonte: Jose Francisco Brandão


AGRADECIMENTOS

    Amigos leitores, quero agradecer as manifestações de carinho, incentivo e apoio de todos vocês. A cada semana procuramos melhorar e noticiar o que acontece, aconteceu ou acontecerá em Feira e outros locais do planeta.
    Sei que muitos lêm, mas não curtem e, surpreendo-me quando reencontro conhecidos e amigos que elogiam a coluna, dizendo que está muito boa e que estão gostando.
    Fico feliz em saber que no site Viva Feira, a coluna Sociedade Contemporânea é a mais visitada, segundo seu diretor Emanoel Freitas.
    E assim, com essa aceitação e reconhecimento, sigo em frente.

OSCAR FOLIA

    Na última segunda feira (25), aconteceu a 14° edição da entrega do troféu Oscar Folia, no Teatro Amélio Amorim, aos melhores que se destacaram na Micareta 2015, numa promoção da Revista Alternativa e do seu diretor Guirlanio Guirra.
    Dos premiados com os troféus, anotei: Carla Ongoratto (pela melhor feijoada, Noite e Dia); Alinne Rosa (melhor cantora), representanda pela sua irmã Débora Rosa; a cantora feirense Paula Sanffer, entre outras.
    Duas atrações quebraram a monotonia da noite, fazendo o público rir e dançar. Refiro-me ao ator Adriano Lima, que com sua performance, do personagem que fez, na peça “Hoje eu não estou boa”, fez a platéia rir, até não querer mais, com suas brincadeiras e sátiras.
    O Príncipe do Ghetto, Igor Kannário, fez a platéia levantar e dançar com seu contagiante ritmo.
    A noite foi prestigiada pelo Secretário de Cultura, Rafael Cordeiro, que representou o prefeito José Ronaldo; o Secretário de Comunicação, Valdomiro Silva; o diretor de eventos, Naron Vasconcelos; o presidente da Câmara, Ronny Vieira, e radialistas, j
ornalistas, músicos, convidados e aspirantes ao estrelato.
    O Oscar Folia, é uma homenagem ao saudoso político e empresário, Deputado Oscar Marques, que muito contribuiu para o brilhantismo das saudosas micaretas dos anos 60 e 70, que brincamos na cidade, e que não tem c
omparação com as atuais micaretas.
    No meu livro, Reminiscências  de Feira de Santana, falo do saudoso “Oscar Tabaréu”, nas páginas 100 à 103. O livro encontra-se disponível na livraria D. Pedro II, na Av. Senhor dos Passos, 907 na Tabacaria Cappa Clara no Shopping Boulevard, e em Salvador, na Banca Branca de Neve, na Rua Piauí, na Pituba.
    Vale a pena conferir.

BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA

    Em Nova York, a Bahia por destaque no Dance Africa, cuja 38° edição ocorreu no Brooklin Academy Of Music – BAM, e terminou no último dia 25.
    Esta edição foi a última sob o comando do diretor artístico Baba Chuck Davis.
    O Dance Africa é um festival dedicado a dança de raízes africanas e neste ano homenageou o Brasil.
    O Balé Folclórico da Bahia fez cinco apresentações no BAM Haward Gilman Opera House, na 30 Lafayette Avenue Brooklyn, N.Y, 11217.
    O evento tornou-se especial porque há 20 anos, o grupo de dança baiano fazia a sua estréia nos Estados Unidos
.
 
EXCELSIOR HOTEL GALLIA

    Em Milão, foi reaberto o histórico hotel Excelsior Gallia, um dos mais tradicionais de Milão. Construido em 1932, esteve fechado durante cinco anos juntamente com a Stazione Centrale (a estação de trem).
    Com 235 quartos, 53 suítes-luxo dedicado aos grandes nomes da arquitetura e design italiano, como: Vico Magistretti, Achille Castiglioni, Gio Ponti, Luige Ceccia Dominioni e Franco Albini.
    No último andar, o sétimo, o super luxo Katar Suíte, de mil m², com um jardim suspenso, custando 20 mil euros por dia, um verdadeiro paraíso terrestre.
    Um ex-colega do Caesar Park Ipanema, visitou a Itália e foi a Milão para conhecer o tradicional hotel e quando retornou ao Rio, telefonou-me para falar maravilhas, e dizer que supera a Suíte Imperial do Caesar Park Hotel, de Ipanema.

ELIS REGINA

    Em São Paulo, aconteceu no final de semana que passou, um show no Palácio das Convenções no Ánhembi, intitulado “Elis 70 anos”. Foi um tributo que reuniu músicos e amigos da cantora, como, Gilberto Gil, Fagner, Ivan Lins, João Bosco, Renato Teixeira e Jair Oliveira (filho de Jair Rodrigues); que interpretaram seus sucessos. Os ingressos foram vendidos de R$ 125 a R$ 600, e o show foi apresentado por Miele e João Marcelo Bóscoli.
    Numa reportagem da jornalista Mariana Filgueiras, foi publicado uma entrevista de 1965 e recentemente revelada, Elis, declarou:
    “Depois que apareceu na música brasileira um senhor chamado Antonio Carlos Jobim, não se justificou mais certas coisas.
    Quando o Brasil deixou de importar música porque tinha uma música própria, os EUA passaram a exportar essa submúsica, para subamador, com raríssima exceções. Há brasileiros lá, como Sérgio Mendes, ganhando rios de dinheiro. Músicos desconhecidos no mundo inteiro estão interessados na nossa música: Frank Sinatra, Tony Bennett, Andy Willians, Johnny Mandel. Essa gente está importando música brasileira. Tom Jobim ensinou Frank Sinatra a cantar. E nós vamos ficar aqui nessa macaquice de pegar a submúsica deles? Elvis Presley, essas porcarias? Os Beatles já acabaram, e só existiram porque tinham muita personalidade”.
    Elis faleceu em 1982. Tive o privilégio de vê-la no espetáculo “Trem Azul” no Teatro João Caetano.
 
 

UM PRÍNCIPE NO MORRO DO ALEMÃO

    No Rio, com o objetivo de fortalecer a relação  na àrea de saúde, entre Brasil e Grã-Bretanha, visitou a clínica da família Zilda Arns, da Secretaria Municipal de Saúde, o Príncipe Richard Alexander Walter George, duque de Gloucester e o 24° na linha de sucessão ao trono britânico e primo de 1° grau da Rainha Elizabeth II.
    É  a segunda vez que a comunidade do alemão, recebe a visita da realeza. Em 2012 recebeu o príncipe Harry. Tudo transcorreu em paz, sem balas perdidas.

 
YOKO ONO, NO MOMA

    Em Nova York, depois de uma longa espera, é inaugurada exposição solo Yoko Ono – One Woman Show – 1960 a 1971. A exposição recém-inaugurada do MOMA, é a tentativa mais nova de resgatar a artista japones
a de má fama que a persegue há décadas. Desde o seu aniversário de 80 anos, festejado em 2013, livros e exposições têm discutido e relembrado a sua produção artística.
    Acusada erroneamente de ter separado as Beatles, quando se casou com John Lennon, foi um dos principais artifícios da arte conceitual com suas obras criadas em Tóquio, Londres e Nova York, nos anos 1960.

 
 
LE GRAND BAL MASQUÉ DE VERSAILLES

    Em Paris, no Palácio de Versailles, acontecerá dia 27 de junho a partir das 23h, na Orangerie do Palácio, anexo no deslumbrante jardim, um Baile de Máscara, com os convidados vestidos à moda do século XVII, em homenagem ao Rei Sol, Luis XIV, que ocupou o trono francês em 1643 até 1715, quando morreu e foi substituído por seu filho, Luís XV.
    Este ano o baile promete ser especial, uma vez que é quando se comemora o tricentenário da morte do Rei.
    Os trajes barrocos e as máscaras serão obrigatórios.
    C´est fantastique!

BIBI FERREIRA, EM NOVA YORK

    O show “Bibi Ferreira canta Sinatra”, chegará a Nova York, no mês de novembro. Dia 1° de junho Bibi completa 93 anos e o show no Teatro Net, no Rio, continua fazendo sucesso. Na apresentação, na última semana, Bibi levou o público ao delírio ao cantar “Rock around the clock”, fazendo o produtor Nilson Raman, dizer: “Próximo show dela vai ser só de rock e será “Bibi Rock”. O público aplaudiu e muito, ao escutar Bibi falar: “É impressionante como vocês se empolgam com rock”, comentou a diva, no palco.
    Os fãs que a viram no Jô Soares, cobrarão o show que ela fará em homenagem a Judy Garland.

 
 
 
♦Dr. Volney Pitombo veio para o lançamento do livro Sociedade Feirense, do Ayrton Pitombo e passa o week end na cidade;
 
 
♦Sra. Henrriette Cedraz, participou do II Seminário da mulher Empreendedora, no SEBRAE – Feira de Santana;
♦Sábado (30), acontece o Arraiá do The House, a partir das 22:30h, com o DJ Yosser Lenos;
 
 
 
♦Dia 30 (sábado), acontece a festa em louvor ao Orixá Óxum, no Ilê Axé Omim Yalodê, do babalorixá Gidan de Oxumaré;
 
 
 
♦Acontecerá dia 5/6, o workshop “II Noite Só Para Mulheres”, na Estação Gelateria Italiana, com palestra com o terapeuta Jordan Campos;
♦Dia 11/6, acontecerá o “Pelada Feira” das 18 às 22h, no FTC, durante a II Mostra Ciêntifica e Cultural de Sistemas de Transportes do curso de Engenharia Civil, sob a coordenação do Prof. Rodrigo Moreira. Haverá sorteio de bicicleta.
♦Dia 3 de junho, acontecerá o Arraiá de Medicina, no Johnnie Club, com as atrações: Colher de Pau, Ballanejos e Trio Forrozeiro.
 
 
 
 
 
♦Dia 6 e 7 de junho, a atriz Fernanda Souza, estará no Teatro Amélio Amorim, apresentando o espetáculo “Meu Passado Não Me Condena”, às 19h.
 
 
 
 
 
♦Com direção de Geovane Mascarenhas foi apresentado na última quarta-feira a peça “A Cidade da Rua Direita, que teve a participação da sambista Maryzélia.
 
♦O ator global, Paulo Betti esteve em Feira, na última terça (26), gravando um comercial para televisão e foi entrevistado por Dilton Coutinho, no programa Acorda Cidade.
♦O melhor coiffeur da cidade, Jorginho Mello, atendeu o global Paulo Betti, durante sua visita por um dia, em Feira.
 
 
 
 
 
♦O escritor e acadêmico Luiz Almeida reuniu feirenses tradicionais no Shopping Boulevard para o lançamento do seu mais recente livro,  "João Durval - Um construtor de caminhos", retratando uma história memorável, que todo feirense deve procurar conhecer!

►Encerro por hoje, com um trecho do Mário Quintana, publicado na Revista Seleções, pelo dia do abraço, festejado na última semana.

“Abraçar é dizer com as mãos o que a boca não consegue.
Porque nem sempre existe palavra para dizer tudo.”
Mário Quintana

 


Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br