menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
Como surge a primeira versão do Conto Branca de Neve e os Sete Anões?


Publicado em: 21/05/2015 - 19:05:22
Fonte: Silvana Carneiro


Antes que o conto Branca de Neve e os Sete Anões pudesse ser transmitido de forma escrita pelos irmãos Grimm, a tradição oral já existia entre os povos mais velhos que faziam parte da população alemã. Para alguns estudiosos como Dr. Karlheim Bartels (1990), um pesquisador de Branca de Neve que escreveu o livro em alemão Schneewittchen – Zur Fabulologie des Spessarts, essas histórias são peças fundamentais para compreendermos a história, afinal, os irmãos Grimm pesquisaram relatos em documentos antigos e recolheram contos entre a população da Alemanha para preservar as histórias tradicionais do seu país.

 A partir desses relatos colhidos pelos irmãos Grimm entre a população alemã algumas histórias contribuíram para a elaboração do conto. A primeira teve início no século XVI a partir da biografia de Margarete Von Waldeck, uma princesa.  Segundo relatos orais, por volta de 1500 essa garota vivia em uma cidade mineira no noroeste da Alemanha. Nesta cidade, as crianças trabalhavam na mina por conseguirem passar melhor pelos acessos apertados e túneis estreitos. Estas ficavam muito estranhas e subnutridas, já que trabalhavam muito e as reações químicas que elas realizavam para separar os metais e pedras preciosas das paredes das minas naquela época eram altamente tóxicas. O que as deixaram diferentes e muitas vezes consideradas anormais quando comparadas a outras crianças daquela época.  Com o passar dos anos, essas crianças acabaram se transformando em pequenos homens, que seguidamente seriam considerados anões[1].

Devido a problemas e desentendimentos com a nova esposa de seu pai, Margarete, aos 17 anos, foi morar em Bruxelas. Chegando lá, sua beleza logo chamou atenção de Filipe II, rei da Espanha naquela época. Contudo, isso começou a incomodar várias pessoas do reino, pois não aceitavam a hipótese de Margarete se casar com Felipe II. A princesa então ficou gravemente doente e muitas pessoas achavam que ela podia estar envenenada, seu manuscrito antes de morrer aos 21 anos, segundo relatos traziam as seguintes palavras: “a tremedeira é um sintoma do envenenamento”[2], com isso as pessoas confirmaram ainda mais o que haviam pensado.  Contudo, não existem provas concretas sobre a sua morte, o que se sabe é que, se foi de envenenamento, a madrasta não poderia ser culpada, pois a mesma morreu antes de Margarete. 

Outra jovem que também possuía desavenças com a sua madrasta e que pode ter contribuído para alguns detalhes do conto foi Maria Sophia Margaretha Catharina Von Erthak. Ela nasceu em 1729 e cresceu em um castelo de Lohr, também na Alemanha, juntamente com o seu pai, o príncipe Philipp Christoph Von Erthak e sua esposa, a madrasta de Maria Sophia. Conta-se, ainda, que a garota foi maltratada no castelo em que vivia, por sua madrasta que coincidentemente possuía um espelho mágico presenteado pelo príncipe Philipp Christoph Von Erthak, seu esposo.[3]

Percebe-se que os irmãos Grimm basearam-se nessas histórias reais do povo alemão para escrever os seus contos, dentre eles Branca e os Sete Anões. Contudo, a primeira versão da história criada por eles sofreu diversas modificações devido à influência da Disney. Essa primeira versão é bastante diferente daquela que muitos de nós escutamos durante a nossa infância.

A primeira versão da história será o tema do próximo texto...

 



[1] Extraído do texto: “Branca de Neve: Apenas um conto de fadas, ou não? Disponível no Blog Diário Insano.

[2] Extraído do texto: “Baseado em fatos reais: 10 personagens inspirados por pessoas que existiram. Disponível no site Fala Cultura

[3] Extraído do texto: “Branca de Neve: Apenas um conto de fadas, ou não? Disponível no Blog Diário Insano.

 



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br