menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
TODOS OS MICARETAS e 47 ANOS DE FELICIDADE

São Jorge e o Rio de Janeiro também figuram nesta coluna
Publicado em: 17/04/2015 - 10:04:58
Fonte: Jose Francisco Brandão


ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO

    O casal Gildarte e Alvaceli Ramos, comemora em família, os 47 anos de união feliz, nesta segunda feira (20).   A Cerimônia religiosa ocorreu em 1968, que proporcionou aos feirenses um espetáculo nunca visto na cidade, que foi o casamento hippie e tropicalista, comparado ao de Dedé Gadelha e Caetano Veloso, em Salvador, no dia 20 de novembro de 1967.
    Detalhes do casamento com fotos de Gildarte e Alvaceli, ,podem ser vistos nas páginas do livro de minha autoria, ¨REMINISCENCIAS DE FEIRA DE SANTANA¨,  que encontra-se à venda na Livraria D. Pedro II, na Av. Senhor dos Passos, 907 e também na Tabacaria Cappa Claro, no Shopping Boulevard, em Feira de Santana. Em Salvador, na Rua Piaui, na Banca Branca de Neve, na Pituba.
 
 
 
 

21 DE ABRIL

    Nesse dia, comemorado em todo o Brasil, como o Dia da Inconfidência Mineira, na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais é lembrado o ano todo, que celebra o passado e sua arquitetura com as casas preservadas ao longo dos séculos.
    Sua atração mais recente, fica na rua Direita, 93, que é o Museu de Sant´anna, localizado na antiga Cadeia Pública, construída em 1730, que abriga no seu interior, após a reforma, o Museu de Arte Sacra, que tem um acervo como atração de quase 300 imagens de Senhora Sant anna, retratada por artistas populares eruditos de diversas partes de país, desde os séculos XVII, XVIII  e XIX, que foram reunidos e colecionados pela empresária Angela Gutierrez e doada por ela ao IPHAN.
    Essa exposição permanente é uma das riquezas da cidade.
 
SÃOJORGE

    Dia 23 (5ª. Feira), o Rio de Janeiro festeja o Santo Guerreiro, São Jorge, muito venerado pelos cariocas.  Este ano haverá o primeir
o “Auto de Encenação da vida de São Jorge”, produzido pela Arquidiocese e será encenada no centro da cidade. A direção é do Carlos Alberto Serpa e durará 50 minutos, incluindo um dragão cenográfico que cospe fogo, e a Capadócia.
     Às 05h da manhã, terá a alvorada com o espocar de fogos, e em seguida a primeira missa que se estende ao longo do dia, de hora em hora, na Igreja da Praça da República, com a presença de católicos, sambistas e adeptos da umbanda e candomblé.  Por ser feriado na cidade, nos arredores da igreja, forma-se uma quilométrica fila que avança pelas ruas do Saara, cujos fiéis tentam beijar as fitas e a imagem do Santo Guerreiro, para fazer pedidos e pagar promessas.
    A cor vermelha e branca predomina em toda a cidade, nas barracas que servem a tradicional feijoada acompanhada de muito chopp e músicas puxadas pelos integrantes das escolas de samba, que se confraternizam.
    Sabemos que o padroeiro do Rio de Janeiro é São Sebastião, festejado no dia 20 de janeiro, porém, os desavisados que
visitam a cidade no dia 23 de abril, pensam que o padroeiro da cidade é São Jorge.
    A procissão, em carreata, com a imagem de São Jorge, percorre todo a cidade, passando pelas, zona norte, sul, oeste e centro,  acompanhada por centenas e centenas de motoqueiros,  carros particulares e taxistas. É emocionante e sem dúvida, uma bela atração turística para a cidade.

LAPALÊ

    Dias 25 e 26 deste mês, acontece na Lapa, no Rio de Janeiro, o Festival Literário Lapa – 100 anos e Rio de Janeiro – 450 anos, que contará com a participação de dezenas de editores, escritores, historiadores, produtores culturais e moradores do bairro, que tem a curadoria do editor Julio Silveira, do empresário Leo Feijó e da designer Chris Lima, O evento será em diversos espaços desde os arcos, estendendo-se a outros centros culturais nas ruas do bairro. que abrigará debates e lançamentos de livros.
 

 DOM HÉLDER CÂMARA

    Dia 3 de maio os fiéis vão se encontrar na Igreja Catedral do Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda, para comemorar a abertura oficial do procedimento para a beatificação e canonização do ex-arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, que recebeu da Santa Sé, o título ¨Servo de Deus¨, da Congregação para a causa dos Santos. Muito em breve teremos mais um santo brasileiro.
 
 
 
 
NAOMI CAMPBELL EM GOIÁS

    O médium brasileiro João de Deus, que mantém um centro espirita na cidade de Abadiânia, em Goiás, recebeu a visita da modelo internacional Naomi Campbell, que passou o dia no centro de ¨JohnofGod¨, como é conhecido internacionalmente, pelo poder de reverter qualquer doença, mesmo em pacientes desenganados pelos médicos.
    O médium atende a anônimos e famosos como Xuxa, ex-presidente Lula, a  jornalista e apresentadora americana Oprah Winfrey, entre outros. Ninguém sabe o motivo da visita da topmodel, que é mantido em segredo.

 
 
 

NAPOLEÃO E PARIS

     Em Paris foi inaugurado no dia 8 pp., e que permanecerá até 30 de agosto, a exposição ¨NAPOLEON ET PARIS, no Musée Carnavalet, 16, rue dês Francs Bourgeois – 3 éme.
    O objetivo da exposição é ilustrar as relações complexas que Napoleão Bonaparte teceu com a capital francesa, e mostrar como o Palácio de Tulheries tornou-se a residência oficial do imperador.
    A exposição termina com a recordação deixada por Napoleão para a cidade, através de alguns monumentos como a coluna do Place Vendôme e o próprio túmulo do imperador. É uma visita imperdível para quem for a Paris, neste período;
 
 
 
 
 
 
RALPH LAUREN - SÃO PAULO

    Durante muitos anos, os brasileiros aguardavam a abertura de uma loja Ralph Lauren, no país, que, ewcentemente, inaugurou uma filial em São Paulo, no Shopping Cidade Jardim, no último dia 14, com a presença de Dave Lauren, filho de Ralph, que é vice-presidente de marketing da grife, e veio para a abertura da loja, que abrigará a linha masculina e feminina.

 
 
 
 
 
TODAS OS MICARETAS

    A cidade cresceu geograficamente, expandiu-se para todos os lados da cidade, triplicando a população, atraídos pelo progresso, por melhor qualidade de vida, pelas oportunidades de empregos, estudos, moradia e ascensão social, lembrando o dito popular ¨tudo que nela planta, tudo cresce e floresce¨ (frase de Pero Vaz Caminha na Carta a D. Manuel de Portugal).
    Para quem chega com ânimo de habitar nestas plagas feirenses, é natural conhecer os costumes, hábitos, a própria cidade e os entretenimentos que são oferecidos e proporcionados aos habitantes.
    O micareta, com o passar dos anos, perdeu o glamour com a extinção dos clubes sociais, o interesse social e a animação natural que existiu um dia, nas décadas passadas, quando não havia camarotes para assistir os mega shows de artistas contratados com os seus trios elétricos, impondo preços muito altos, para uma rápida passagem pelo circuito da folia. Os camarotes oferecem mordomias para quem pode pagar para ver seus ídolos preferidos. Os pagamentos são facilitados através dos cartões de créditos parcelados, que também servem para quem opta pelas feijoadas que antecedem a folia.
    Os blocos formados por foliões anônimos oferecem a estes, camisetas ou abadás com preços populares, uma vez que, concentra um expressivo número de adeptos da folia.
    Tal como no carnaval de Salvador, o micareta não é diferente, toca-se músicas com ritmos variados, desde axé, forró, sertaneja e romântico.
    E assim, quem não curte e não brinca mais, debandam-se para fazer turismo no Brasil ou no exterior, fugindo da folia. Para quem viaja, bom proveito no lazer, e para quem fica boa micareta. Brinquem em paz e moderem-se na bebida;
    Comentaremos nas próximas

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br