menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
OS ATRAVANCADORES


Publicado em: 05/12/2014 - 03:12:19
Fonte: Hugo Navarro/Folha do Norte


    Os serviços que o atual sistema de transporte coletivo vem prestando à população desta cidade aos poucos se transformam, em doces mas eficientes instrumentos da oposição na tentativa de minar o prestígio de que desfruta, junto às classes populares, o prefeito José Ronaldo de Carvalho. As dificuldades encontradas pelas empresas dos coletivos à testa das quais está o congelamento  das tarifas  em choque com  a elevação dos preços das utilidades  unida à  inflação que tudo  vai devorando, dificultam as possibilidades de modernização da frota e da melhoria do serviço, essencial à vida da cidade, dando lugar a ocorrências dignas de manchetes como incêndios, sujeira e falta de manutenção de ônibus, que quase todo dia estão a testar a paciência do povo,  dando armas e munição aos oposicionistas, que se aproveitam das falhas para acirrar o descontentamento e a quase sempre justa irritação popular.
    Tão grave se tem mostrado o problema, que setores da oposição ultimamente trataram de mimá-lo, explorando-o ao extremo, usando-o como aríete ou bomba Molotov contra as portas da Prefeitura visando às futuras eleições municipais, para cuja disputa já têm nome na praça, pelo menos  para o cargo de prefeito segundo festejado blog desta cidade, agindo de forma parecida com a do personagem de Emílio de Menezes, que atravancando  porta de ministério: não entrava e não deixava entrar. Aqui, sem poder entrar, dificulta-se a vida de quem conseguiu, sem medir meios e consequências.
    O prefeito Ronaldo, entretanto, não é precipitado ou neurótico, mas refletido estrategista. Político bem informado, pavimentou, desde cedo, no programa de governo que ofereceu à população, ainda na campanha eleitoral, o seu desejo de adotar o sistema BRT como única solução possível para os atuais problemas  de mobilidade  urbana desta cidade.
    O sistema BRT (bus rapid transit) funciona em várias cidades no mundo, inclusive do Brasil, com aceitação geral do povo. O anúncio da data em que seria publicado o edital da concorrência pública para o início das obras, levou os  atravancadores ao desespero, ameaçados de perder a única arma com que  contavam para futura campanha política pela conquista do executivo municipal.  Estado agudo de aflição assaltou determinados setores  da oposição, que resolveram  lançar mão de todos os recursos e expedientes do partidão, que anda por aí, disfarçado, mas facilmente reconhecível, como acontecia a Nero, quando  caminhava nas ruas de Roma disfarçado de escravo.  O fato é que tudo tem sido tentado para inviabilizar o BRT. A tarefa, entretanto, apesar da facilidade com que certas pessoas acreditam em boatos, mentiras e lendas, se tem mostrado mais difícil do que a de patrocinar invasões de reitorias e de promover passeatas de estudantes secundaristas para quebrar vidraças da Câmara Municipal. A campanha contra o BRT mostra-se, apesar de tudo, extremamente virulenta e audaciosa inclusive na tentativa de envolver órgãos públicos     que aos olhos do povo ainda se mantêm respeitáveis.
    Segundo a propaganda esquerdista, árvores da Av. Getúlio e imóveis, que nunca mereceram  muitos cuidados e atenções  vão desaparecer  tragados pelo BRT, mostrado, por seus adversários, como monstro devorador de filme de ficção científica. A cidade, entretanto, não pode deixar de ter serviço de transporte moderno e eficiente, sob pena de regredir, perder vitalidade e voltar ao atraso e restrições de passado não muito distante.
    Feira não se pode arriscar a perder a posição de liderança que conquistou no conjunto dos municípios brasileiros para satisfazer interesses de atravancadores.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br