menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
MATA-MOSQUITOS


Publicado em: 04/10/2014 - 14:10:52
Fonte: Carlos Novaes


    Tem coisas nesta vida que não dá para entender.
    Quando eu era menino, lá pelas bandas do Rio de janeiro, cidade ex-maravilhosa, eu sempre via alguns cidadãos vestidos de soldados com um tipo de latão nas costas. Eles chegavam às poças de água, viam e colocavam óleo e iam embora, verificavam tudo que eram poças. Futucavam em tudo.
    Muito mais tarde eu fui saber que eles os famosos mata-mosquitos, que foi um serviço federal, pois na época, o Rio ainda era a capital, instituído pelo Oswaldo Cruz, no início do século XX, pelo Instituto Manguinhos, e funcionava bem e mantiveram os mosquitos sob controle, inclusive as muriçocas.
    Pois bem. Passados algumas décadas, os nossos dignos governantes, numa atitude pouco sábia, extinguiram este ótimo serviço e daí para cá, não parou de aumentar tudo o que são doenças transmitidas pelos mosquitos, pois agora, apareceu outra, vinda da África, cujo nome é um palavrão e eu não vou perder meu tempo com detalhes e até hoje ninguém nem cogita trazer de volta este serviço benemérito, os mata-mosquitos, de volta.   
    Qual é o princípio do serviço de mata-mosquitos?
    Bem, são muitos, mas o que nos interessa é o tal do óleo. O óleo, pode ser óleo já usado, qualquer um, quando é colocado nas poças, ele se espalha e cria uma película delgadíssima sobre á água, que permite que os mosquitos botem os ovos, que eles eclodam, mas não permite que as larvas, que são aquelas cabeças de pregos, venham à tona para respirar por baixo da água e ai, elas morrem por insuficiência da respiração. Bem, isto é o que eu sei.
    Eu pergunto: por que as nossas autoridades municipais não instituem os mata-mosquitos novamente, para fazer este serviço tão simples? Foram eles é que dizimaram estas doenças durante décadas. Funcionava bem.
    Eu acho que ficar aqui falando mais, seria bobagem, pois existem muito bons sanitaristas que podem falar mais e melhor do que eu deste assunto.
    Senhor prefeito José Ronaldo, por favor, institua estes serviço aqui. Ele é bom, simples e não custa caro. Feira de Santana agradece. Obrigado.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br