menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
PROMESSAS DE "SANTO DO PAU ÔCO"

(da série: feirense vota em feirense)
Publicado em: 03/10/2014 - 00:10:32
Fonte: Emanoel Freitas


    Não é incomum vermos alguém atribuir a outrem o adjetivo de "santo do pau oco", para indicar que esta pessoa esconde alguma coisa, que normalmente é característica de sua personalidade, ou seja, como afirma o verbete nos dicionários de um modo geral: "Santo do Pau Oco" é uma expressão popular utilizada para designar pessoas dissimuladas, fingidas, que se fazem de boazinhas e só aprontam escondidas. Mas é claro que esta expressão tem uma origem, que segundo alguns pesquisadores, é de caráter histórico e nos remete ao período colonial, quando para livrarem-se dos pesados tributos da coroa portuguesa, comerciantes, escravos e até mesmo clérigos e governadores provinciais usavam imagens de santos, entalhados em madeira oca, para dentro das mesmas esconderem ouro e pedras preciosas, sem ter que pagar a cobrança do “quinto” (que representava apenas 20% do valor dos minérios. Não riam pois achavam extorsivo.
    Segundo Fernado Kitizinger Dannemann, que pesquisou na obra do folclorista Luiz Câmara Cascudo em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, as imagens de santos ocas, retornavam ao Brasil recheadas com o dinheiro falso que os portugueses nos mandavam em pagamento ao nosso minério. Como afirmam todas as fontes pesquisadas, não existe prova concreta de nenhum destes fatos, mas efetivamente as imagens ocas existentes até hoje é uma indicação de que realmente ocorriam tais fatos, ainda que alguns historiadores queiram afirmar que o enchimento dos santos visavam evitar os saques no transporte de valores, o mais provável é que o objetivo do truque fosse para driblar o fisco da coroa, realmente. De qualquer modo, o nosso lucro ficou na expressão motivada pelos espertalhões do passado, talvez quem sabe para nos livrar dos espertalhões do presente.
    Segundo o Wikipedia, a versão de que os santos eram ocos com objetivo de driblar o fisco ou os salteadores é considerada como lenda, em face da pouca comprovação dessa utilização. Afirma que "provavelmente, esse tipo de imagem era feito pelos mesmos motivos que na Europa, onde, desde a Idade Média as esculturas em madeira eram escavadas para que as peças rachassem menos e ficassem mais leves". Por outro lado, não podemos esquecer o fato de que a expressão permaneceu no imaginário popular brasileiro, com muita força em Minas Gerais que é o berço da mineração no Brasil na época colonial e, como se diz pelo País a fora, "onde tem fumaça tem fogo", de modo que vou continuar dando um certo crédito a lenda.
    Em Feira, em períodos pré eleitorais é quando temos na cidade a maior invasão de "Santos do Pau Oco", que espalham seus cartazes, outdoors, cheios de promessas, embora não conheçam nossa realidade e muito menos nossa necessidades, todos atrás de nosso mais importante tesouro, nesta época, nosso voto. Têm a "cara de pau" de bateram a nossa porta, normalmente acompanhados por outros "Santos do Pau Oco" locais, que já receberam suas quarenta moedas, para apertarem nossas mãos, e assegurarem que vão lutar ou defender os interesses de Feira de Santana. Podem até nos oferecer uns presentinhos, algumas moedas, ou outra coisa que o incauto precise, mas como diz o significado da velha expressão popular, são  pessoas dissimuladas, fingidas, que se fazem de boazinhas, mas que visam apenas o próprio lucro. Ficarão quatro anos, ganhando um suntuoso salário, empregando seus asseclas, amigos e parentes e, quando tiverem oportunidade levarão os benefícios que puderem para suas terras de origem, suas verdadeiras bases eleitorais. Feira é apenas, para eles, uma região de mineração, onde eles vêm garimpar nossos votos, com promessas que não serão cumpridas, e que se não abrirmos os olhos ficaremos com uma representação débil, que é o mesmo que receber de volta as imagens de santos ocas, recheadas com o dinheiro falso que os portugueses costumavam fazer com os colonos, afinal nem podemos condená-los, pois como diz o adágio popular "ladrão que rouba ladrão...".
    No nosso caso, não merecemos cair nas promessas dos "Santos do Pau Oco" afinal nosso voto não é fruto de nenhum ato de desonestidade, é nosso direito a cidadania e, por isso mesmo, fica inadmissível receber em troca quatro anos de uma representação parlamentar fraca, o que talvez seja bem pior de que as imagens ocas com dinheiro falso que os colonos recebiam. Feirense vota em candidato feirense, comprometido com as necessidades e o desenvolvimento de Feira de Santana. A hora está chegando pensem seriamente nisso.

Fontes de Pesquisa da origem da expressão "Santo do Pau Oco": Wikipédia - Blog: "Minha Filha já pode votar" assinado pela professora Paola - Matéria na internet assinada por Francarlos Ribeiro - Site "Curiosidades da História" e Site "Recanto das Letras", em matéria assinada por Fernando Kitizinger Dannemann.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br