menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
O ARRASTAR DE CHINELAS


Publicado em: 04/07/2014 - 12:07:34
Fonte: Hugo Navarro - Folha do Norte


    Na vida social não há fatos despiciendos. O hábito de andar arrastando chinelas ou sandálias costuma ser condenado e apontado como atitude no mínimo deseducada, hábito que os bons costumes reprovam, havido por forte indício de grosseria,  desafio,  preguiça e ignorância.
    A tendência, muito humana, para a rapacidade, é algo que pode encontrar justificativa. O Padre Antônio Vieira, sábio e extraordinário pregador, disse, em famoso sermão, na Misericórdia de Lisboa, que o primeiro homem recebeu o nome de Adão, palavra que para ladrão faltam, apenas, algumas letras e que de fruto, para furto, não falta nada.
    Quais os motivos, então, para a ojeriza votada ao arrastar de chinelas e sandálias? Os negros, retirados da África para alimentar a escravidão, capturados por outros negros que os vendiam a traficantes brancos, vinham descalços e descalços permaneciam no eito, salvo os que se tornavam livres, os destinados ao serviço de casas ricas ou conseguiam fortuna, o que não era acontecimento raro. Negros e negras endinheiradas vestiam-se com luxos que tocavam o exagero, para demonstrar poder e fortuna, usando chinelas nas ruas e nas festas religiosas, calçados que arrastavam, ruidosamente, ou porque os pés, desacostumados, não as seguravam corretamente, ou por simples ato de desdém à burguesia de pele clara que geralmente tinha mais empáfia do que dinheiro.
    Chinelas são diferentes de sandálias. Formam as chinelas base de couro com rosto do mesmo material, ou de pano, a demandar habilidade para conserva-las nos pés. Sandálias têm cordas, cordões ou tiras que lhes dão estabilidade. Às vezes cobrem o calcanhar. Ultimamente podem ostentar salto alto o que segundo Erasmo de Rotterdam levanta e destaca ancas femininas. São antigas como as chinelas. A Bíblia fala em sacudir o pó de sandálias e há o caso do filósofo Empédocles, que ganhou fama de ter subido aos céus, até que descobriram suas sandálias na encosta do Etna, vulcão em cuja cratera o pensador mergulhou, dando fim à vida.
    Sandálias sempre foram preferidas do sexo feminino. Chinelas, nem tanto. Descendentes diretas dos tamancos, grande contribuição portuguesa à civilização brasileira, usados, obrigatoriamente, durante muito tempo, por comerciantes e caixeiros, servem a ambos os sexos. E não é de outra forma que aparecem na música popular brasileira, como apanágio da malandragem carioca, nos pés de sambistas em geral, que durante certo tempo faziam questão de usar chinelas importadas da França, além de navalha, lenço de seda no pescoço e chapéu de banda.
    O arrastar de chinelas e sandálias é condenado por suas vinculações com a malandragem, ou por ter nascido de escravos forros?



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br